De 17 a 22 de setembro Campo Grande recebe a segunda edição da Expoequestre, uma feira agropecuária focada no mundo do cavalo e que traz em sua programação palestras técnicas, cursos, expositores comerciais, cultura, gastronomia e várias modalidades esportivas. O evento acontece no parque de Exposições Laucídio Coelho, palco tradicional dos acontecimentos do agro na Capital. Não haverá cobrança de ingresso para o evento.
No dia 17 , terça-feira, a Acrissul traz o médico veterinário Leonardo Maggio de Castro, que ficou conhecido pelo resgate do cavalo Caramelo das enchentes do Rio Grande do Sul. Ele fará três palestras no evento (às 09h00, às 14h00 e às 15h30 horas), todas focadas em resgate técnico do cavalo, tanto em enchentes, como em provas equestres e no dia a dia da lida com o animal.
Nos dias 17, 18 e 19 o Senar-MS promove um curso de ranch sorting, com o instrutor Rodrigo S. Martins, sempre iniciando às 07h00 da manhã.
Ainda no dia 18 de setembro, a partir das 08h30, a professora Aline da Rosa Gonçalves Taveira, fala sobre “Etologia e sanidade, pilares do bem-estar”, seguida pelos veterinários Beatriz R. Bertozzo e José Henrique S. Borges ministram o curso “Cuidados básicos de primeiros socorros em equinos”.
No dia 19, entre outros temas, a Expoequestre recebe às 14h00 a psicóloga Camila Spengler, que abordará “Equoterapia – Método Montana e abordagens terapêuticas com esporte”. Há vários anos a profissional aplica o método terapêutico num trabalho realizado no Parque Laucídio Coelho, através da Academia Montana.
A agenda da Expoequestre programou palestras técnicas para todos os dias do evento.
Provas equestres
Ao longo da Expoequestre, haverá a disputa de provas nas modalidades ranch sorting, 3 tambores, 6 balizas e laço comprido. No dia 20 de setembro, a partir das 08h30 acontece a 1ª Edição do Crioulaço, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Crioulo. A ACCA-MS (Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de MS) participa com a realização de provas de halter e performance.
Segundo o diretor de equinocultura da Acrissul, Nilson Ricartes, a participação do sul-mato-grossense em provas equestres é cada vez maior nos eventos, mostrando que as competições chamam a atenção não só de participantes, mas também das famílias, atraindo público maior do que em esportes mais tradicionais. “Para esta edição da Expoequestre estimamos a participação de mil competidores”, calcula Ricartes.
A programação da Expoquestre prevê ainda a realização da bailes carapé, praça de alimentação, rodadas de negócios, além de cursos, palestras e workshops durante os seis dias de realização da exposição.
Uma das novidades trazidas pela organização para esta edição é a apresentação de cão de pastoreio, que acontece no dia 20 de setembro, a partir ds 19h00, na antiga pista de julgamentos de grama do Parque Laucídio Coelho.