21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março, 2024
spot_img

Com 72 anos, Camapuã se prepara para universalizar o esgotamento sanitário

O município tem garantido o recurso do Programa Avançar Cidades para a construção de nova ETE e execução de redes de coleta; investimento eleva a cobertura do serviço de esgotamento para a população

praticamente 14 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, Camapuã já possui a distribuição de água tratada universalizada por meio de 9 reservatórios que juntos totalizam 770 mil litros  de capacidade de armazenamento.

No momento, a cidade se prepara para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário–SES que está sendo viabilizado com recursos próprios da Sanesul junto a CAIXA.

Completando 72 anos nesta quarta-feira, 30 de setembro, o município tem garantido recursos suficientes para ampliar a cobertura do esgotamento.

Camapuã foi um dos municípios contemplados na terceira e última etapa do Avançar Cidades, programa este que está contribuindo com a ampliação da cobertura do serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico nas cidades onde a Sanesul opera. O programa possibilita a construção de redes de coleta, ligações domiciliares, elevatórias e demais infraestruturas do sistema.

O investimento já está aprovado e as obras aguardam autorização e licitação. Ele contempla a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE com capacidade de tratar 40 litros / segundo de esgoto bruto; mais 20,4 km de rede coletora; 795 ligações e três elevatórias.

A meta do Governo do Estado é universalizar o serviço de esgotamento sanitário em Camapuã. Ação que também deve se repetir nas demais cidades atendidas pela SANESUL.

“O Avançar Cidades contribuiu muito com a ampliação do serviço de esgotamento sanitário em vários municípios. Agora, queremos ampliar o número de cidades atendidas pela Companhia de Saneamento de  Mato Grosso do Sul. Com a chegada de novos recursos que virão através a PPP, vamos fortalecer nossa capacidade de atendimento e garantir mais qualidade de vida e saúde para todos os sul-mato-grossenses. Com Camapuã nosso trabalho já começou. Universalizamos a captação, tratamento e distribuição de água tratada para todos os lares da cidade, e agora estamos partindo para a ampliação de todo o sistema de esgotamento. É o nosso presente de aniversário para esta cidade que completa 72 anos e cumpre um importante papel para o desenvolvimento da região”, afirmou o Diretor Presidente da Sanesul, Walter B. Carneiro Jr.

Investimentos:

Na atual gestão do Governo do Estado, a Sanesul vem investindo em melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário e do Sistema de Abastecimento de Água de Camapuã: seja na ampliação da rede de abastecimento de água com novos poços, reservatórios e ligações;  ou na rede coletora do esgoto doméstico. Os investimentos somados são de RS 13,2 milhões, a maior parte de recursos da própria empresa.

Via: Acom

Fale com a Redação