Situada ao Norte de Mato Grosso do Sul, Figueirão é um município de apenas 17 anos completados nesta terça-feira, 29 de Setembro. Segundo o IBGE, a cidade contava em 2014, data do último censo, com 3 mil habitantes. A base da economia está concentrada na agropecuária, mas aos poucos o município vem desenvolvendo seu comércio local.

Embora pequena e jovem, a cidade já recebeu importantes investimentos em infraestrutura e com apoio do Governo do Estado e da Sanesul está implantando a rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Governo do Estado e Sanesul marcam presença no crescimento do município:

Desde 2019, o município conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que tem capacidade de tratar 10 litros de esgoto bruto por segundo. No mesmo ano, foram executados na cidade os primeiros 2,5 km de rede coletora, 89 novas ligações domiciliares, uma estação elevatória de esgoto, entre outras obras, totalizando mais de um milhão e meio de reais (R$ 1,5 milhão) em investimento. Esse recurso é proveniente do Governo Federal, parte por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), parte de contrapartida da Sanesul.

Figueirão já tem o fornecimento de água tratada universalizada e está avançando rapidamente na implantação do sistema de esgotamento sanitário. É um modelo que em curto espaço de tempo atingirá a universalização do serviço, o que significa dar acesso ao tratamento do esgoto para todos os moradores.

“Os investimentos da SANESUL em Figueirão servem de modelo para futuras ações da Companhia de Saneamento em outros municípios. O planejamento feito na cidade, com a construção de uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto e o preparo para o recebimento da rede e ligações residenciais, tornam Figueirão uma cidade modelo no que diz respeito a acesso da população ao saneamento básico. Estamos felizes em poder participar de mais um aniversário construindo a história de uma cidade que, embora jovem, segue seu caminho com planejamento urbano”, comentou Walter B. Carneiro Jr. – Diretor Presidente da Sanesul.

Mais obras:

Recentemente, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Hiedel e o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr. estiveram em Figueirão em visita oficial e assinaram a autorização de licitação para mais obras de esgotamento sanitário.

Está previsto para a estatal construir mais 13,5 km de rede coletora de esgoto e mais 635 ligações domiciliares de esgoto, entre outras obras complementares desse sistema de esgotamento sanitário. O recurso é proveniente do programa Avançar Cidades.

Comentários