Com apoio do Sebrae, Festival Gastronômico e Musical ‘Descubra Campo Grande’ é lançado

390

Nesta quarta-feira (03), foi realizado o lançamento oficial do Festival Gastronômico e Musical Descubra Campo Grande, uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel MS), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e o Sebrae/MS. O evento é realizado no segundo semestre deste ano com o objetivo de valorizar as expressões artísticas, gastronômicas e culturais da Capital.

Durante o lançamento, que reuniu autoridades, empresários e músicos no Teatro do Paço Municipal, foi pontuado que o Festival vem com a proposta de fomentar a gastronomia e a classe artística, ambos setores mais atingidos com a pandemia de Covid-19. Por meio dele, serão realizados shows gratuitos para a população, em bares e restaurantes de Campo Grande, com o objetivo de gerar fluxo maior nos negócios. A iniciativa contemplou 350 apresentações musicais, e 90 estabelecimentos, que integram agora a agenda do evento.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, por meio da parceria, a instituição vem realizando ações de divulgação do evento, formalização dos músicos por meio do microempreendedor individual (MEI) e apoio ao processo de emissão de nota para que os profissionais possam receber os cachês, reforço do protocolo de biossegurança junto aos bares e restaurantes, orientação aos pequenos negócios envolvidos, entre outras.

“A gente acompanha e sabe que foram setores que mais sofreram com a pandemia. O Sebrae trabalha com todos os pequenos negócios do Brasil, então apoiar os pequenos negócios da Economia Criativa é necessário, porque são atividades fundamentais para a geração de emprego e renda para as pessoas”, destacou Mendonça durante o lançamento do Festival.

Com apoio do Sebrae, Festival Gastronômico e Musical 'Descubra Campo Grande' é lançado

Em sua fala, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, reforçou a importância da Cultura, pela sua dimensão não só de lazer, mas também social. “Cultura é inclusão, é muito mais que diversão. Não estamos fazendo promessas para a população, estamos realizando”.

O presidente da Abrasel, Juliano Wertheimer, salientou que o evento vem com a proposta de incentivar a retomada econômica dos segmentos envolvidos. “Depois dos bares e restaurantes, quem passou mais dificuldade foram os músicos e artistas dessa cidade. É um evento de retomada econômica, e para isso, teremos que ter a participação de toda a cadeia”.

Representante dos músicos, a cantora Kelly Ramos disse que a iniciativa irá fomentar a autonomia financeira dos profissionais. “Música é profissão, sustentei meus filhos e netos através do meu trabalho. Ainda não tinha visto isso em nenhum lugar do Brasil, um festival de música abrangendo tantos colegas músicos e estabelecimentos. A gente precisa disso. Não precisamos de auxílio, precisamos de condições de trabalho. Vamos nos profissionalizar”, citou.

Para verificar os estabelecimentos participantes e as apresentações musicais já agendadas, os interessados devem acessar o site descubracg.campogrande.ms.gov.br. Nele, é publicado a agenda semanal. A Abrasel informa ao músico e restaurante se foram contemplados na iniciativa.

Fonte: Ascom Sebrae MS