28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 16 de julho, 2025
spot_img

Com cachoeiras e piscinas naturais, parque croata lembra o Jardim do Éden

10/10/2015 15h00

Com cachoeiras e piscinas naturais, parque croata lembra o Jardim do Éden

UOL

Dona de uma das orlas marítimas mais lindas da Europa, a Croácia também oferece atrações naturais fantásticas em seu interior.

Na região central do país, por exemplo, está o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, um lugar que poderia muito bem servir como representação do Jardim do Éden para algum filme hollywoodiano que recriasse a história do Gênesis.

Com quase 300 km², e considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o local é composto por uma floresta verdejante cortada por montanhas, cachoeiras e pacatas piscinas naturais de água verde-esmeralda. A lembrança do paradisíaco cenário que teria sido o lar de Adão e Eva (e tão bem representado em pinturas de artistas como Hieronymus Bosch) é imediata.

Mas não se trata de um paraíso isolado na Terra: pelo menos 1,2 milhão de pessoas visitam o parque croata todos os anos. E, durante sua incursão no lugar, os turistas podem caminhar sobre 18 km de passarelas que passam sobre as piscinas naturais e quedas d’água da região.

São pelo menos 16 lagos na área, um alimentando o outro com a água que cai em cascatas, formando uma paisagem perfeita para fotografias. Enormes paredões cercam a água, que às vezes também adquire tonalidade azul-turquesa. A maior cachoeira da Croácia (a Veliki Slap, com 78 metros de altura) também fica na região.

A melhor época para explorar a área é, logicamente, durante os períodos mais cálidos na Europa (meio do ano), mas não pense que é possível se refrescar nas piscinas do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice: ali, por questões de preservação ambiental, entrar na água é proibido.

O parque fica a cerca de 130 km da capital croata, Zagreb.

Quase 20 km de passarelas cortam o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Fale com a Redação