Com duas rodadas para fim da primeira fase, quatro times estão garantidos

237

24/03/2016 20h51

Com duas rodadas para fim da primeira fase, quatro times estão garantidos nas quartas

Por: Rogério Vidmantas

Faltam duas rodadas para acabar a fase de classificação do Campeonato Estadual, quatro times estão garantidos nas quartas de final e a disputa pelos lugares restantes envolve ainda outros sete times. Desses, apenas o Ivinhema não corre mais risco de rebaixamento e, pelo menos até esse fim de semana, os outros buscam pontos também para escapar da degola. Até Misto no Grupo A e Aquidauanense no B, que estão na zona de rebaixamento, sonham com combinação de resultados para chegar à próxima fase.

Já classificados, Operário, Comercial e Costa Rica, no Grupo A, e Sete de Dourados, no B, querem também a melhor campanha na primeira fase, o que pode, nas próximas fases, trazer a vantagem de definir classificação em casa e jogando pela igualdade.

Classificado ou não, confira abaixo o que seu time precisa para terminar bem a primeira fase do Estadual.

Grupo A

  1. Operário – 18 pontos: Classificado, o Galo tem a melhor campanha da primeira fase, posição que irá manter, independente de outros resultados, com mais quatro pontos nas últimas rodadas. Joga neste domingo contra o Comercial valendo a liderança da chave e fecha a primeira fase contra a Serc no Estádio Jacques da Luz.

  2. Comercial – 15 pontos: Também garantido na próxima fase, o Colorado joga como mandante contra o Operário no domingo e uma vitória coloca o time na liderança pelos critérios de desempate. Na última rodada joga contra o Costa Rica no Estádio Laertão.

  3. Costa Rica – 13 pontos: O terceiro classificado da chave, ainda sonha com a primeira posição, mas precisa de uma combinação de resultados. Além de vencer o Novoperário fora de casa e o Comercial em casa, torce para o Operário não vencer o Comerário e ainda para os dois times da Capital perderem na última rodada.

  4. Novoperário – 7 pontos: Fecha o G4 da chave e também luta contra o rebaixamento. Precisa vencer os dois últimos jogos, em casa contra o Costa Rica, e possível confronto direto, por vaga ou contra a degola, com o Misto fora. Se fizer isso, está classificado. Senão, torce por combinação de resultados.

  5. Serc – 6 pontos: Precisa vencer o Misto em casa e o Operário fora para pensar em classificação, além de torcer por tropeço do Novo. Se ganhar do time de Três Lagoas neste fim de semana, define o rebaixamento da chave e passa a pensar apenas na possibilidade de classificação.

  6. Misto – 5 pontos: Apesar da lanterna, depende apenas dos seus resultados para avançar para a próxima fase. Tem confrontos diretos contra a Serc fora de casa e Novo em casa e, se vence-los, termina a fase em quarto lugar. Para escapar da queda, torce também para que os adversários tropecem nas suas partidas.

Grupo B

  1. Sete de Dourados – 16 pontos: Único classificado da chave, o time douradense joga contra o Naviraiense em casa e Ivinhema fora e se vencer um dos dois, garante a liderança da chave. Para ter a melhor campanha, precisa de duas vitórias e ainda torcer por, pelo menos, um tropeço do Operário.

  2. Ivinhema – 12 pontos: Joga contra o Águia Negra fora de casa e o Sete em casa e está muito perto da classificação. Um ponto nestes dois jogos e garante matematicamente a vaga. Para terminar em primeiro, precisa de duas vitórias e ainda torcer para o Sete não vencer o Naviraiense na próxima rodada.

  3. Águia Negra – 10 pontos: Embora o risco de queda seja mínimo, ainda precisa de pontos para evitar o perigo, mas o foco mesmo é a classificação. Joga contra o Ivinhema em casa e Aquidauanense fora e precisa de quatro pontos para não depender de resultados alheios e avançar.

  4. Corumbaense – 10 pontos: Situação muito parecida com o time de Rio Brilhante. Joga em casa contra o Aquidauanense e fora contra o Naviraiense e precisa de quatro pontos. Três, se vencer o último jogo que será de confronto direto.

  5. Naviraiense – 9 pontos: A vitória sobre o Águia Negra recolocou o time na briga pela classificação. Contra o Sete fora de casa e o Corumbaense no Virotão precisa de vitórias para se classificar sem fazer contas. Qualquer outra combinação, precisa torcer contra Águia e Corumbaense na próxima rodada. Para evitar rebaixamento, precisa de uma vitória ou torcer para que o Aquidauanense perca na próxima rodada para o Corumbaense, o que resolve a questão na chave.

  6. Aquidauanense – 5 pontos: Curiosamente, a situação para se classificar ou escapar da degola é a mesma. Precisa vencer Corumbaense fora de casa e Águia Negra como mandante e o time de Rio Brilhante perder para o Ivinhema e o Naviraiense vencer o Corumbaense. Nesta conta, subiria para quarto lugar e deixaria Águia e Corumbaense para trás. Se vencer na próxima rodada e o CEN perder para o Sete, pode terminar em quinto se o Corumbaense bater o Jacaré na rodada final e, neste caso, o Naviraiense cairia.(Gazeta MS)