27.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

Com escada Magirus dos Bombeiros, hospital da Capital faz simulado de evacuação

O Hospital Cassems de Campo Grande, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou neste sábado (12),o primeiro simulado de evacuação em situação de incêndio com múltiplas vítimas.

A inciativa do simulado foi dos setores de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do hospital. No treinamento, simularam uma ocorrência de combate a incêndio no 6º andar, onde foram utilizados equipamentos preventivos da edificação e o atendimento da brigada de incêndio do hospital.

Com duração de 1h38, o o treinamento teve início às 13h, contando com apoio de mais de dez viaturas, além da escada Magirus do Corpo de Bombeiros, com alcance de 60 metros de altura, possuindo um elevador de resgate com cesto e maca de resgate, que comporta até três pessoas. Também da encenação, participaram 104 pessoas, entre voluntários, incluindo atores, médicos, brigadistas do hospital e bombeiros militares.

De acordo com Oficial do Corpo de Bombeiros, Vieira, o treinamento teve resgate de pacientes e funcionários, com simulação de 46 vítimas, sendo que duas delas vieram a óbito.

As “pessoas feridas” do simulado, foram levadas para o hospital vizinho, Unimed, por viaturas do Corpo de Bombeiros, conforme protocolo estabelecido.

“O treinamento é uma atividade essencial para fortalecer a segurança e proatividade de todos os membros da equipe, em situações de emergência. O objetivo principal deste simulado é garantir que nossos colaboradores estejam devidamente preparados para agir de forma adequada e segura em casos críticos”, pontuou Geovania Martins, gerente de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital Cassems.

Já o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Cassems, Robson Appel, reforçou que o objetivo principal do simulado é oferecer aos profissionais de saúde do hospital de um treinamento prático de situações de emergência. “Esta é uma iniciativa estratégica projetada para fortalecer as competências e a preparação da equipe diante de cenários desafiadores de atendimento, em situações de evacuação do hospital. Sendo assim, o nosso principal objetivo é proporcionar aos profissionais de saúde do Hospital Cassems, uma oportunidade de treinamento prático e realista em situações de emergências. A ação também busca aprimorar a capacidade de resposta rápida e eficaz da equipe em momentos críticos, promovendo assim, a excelência no atendimento ao cliente”, afirma Appel.

Segundo organizadores, o hospital continuou funcionando normalmente, sendo todos os pacientes informados do treinamento.

Fale com a Redação