O Calendário Escolar de 2021 está próximo de ser iniciado e o momento é de planejamento das ações voltadas para a retomada das atividades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE). Pensando nisso, a equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, na manhã desta quarta-feira (13.01) a primeira reunião de trabalho deste ano, com as participações dos gestores que atuam no Órgão Central e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) ligadas à SED.

Realizada de forma presencial no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar, seguindo os protocolos de biossegurança (distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel), a reunião tratou do planejamento voltado para as formações dos profissionais da Rede. O trabalho foi destacado pela secretária Cecilia Motta, que ressaltou a importância da participação das 12 Coordenadorias Regionais presentes no Estado durante o processo de formação das equipes escolares.

Com foco na formação dos profissionais, SED realiza primeira reunião de trabalho do ano
Secretária Cecilia destacou a participação das CREs nas formações.

“A Formação Continuada vai acontecer e nós vamos precisar muito das equipes das regionais. Neste início de ano, nosso foco está na Formação dos nossos profissionais, que irão receber os estudantes em março”, disse a titular da Pasta, que citou os desafios de 2020 como exemplo para o trabalho em 2021. “No ano passado, nos adaptamos ao uso da tecnologia e agora é preciso levar para os professores essa modernidade. Precisamos da tecnologia, precisamos da Formação, precisamos do ar-condicionado para a sala de informática e tudo isso vai mudar a forma como fazemos a Educação não apenas aqui, no nosso Estado, mas em todo o mundo”, completou a secretária.

De acordo com a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker, a proposta é de uma iniciativa que trabalhe diversas frentes e que englobe todos os profissionais que atuam no ambiente escolar. Para as questões mais específicas, segundo ela, a ideia é abordar de forma pontual os temas relacionados à EJA (Educação de Jovens e Adultos), ao AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e à Educação Profissional, Indígena e Quilombola, bem como os temas ligados às unidades que trabalham com o Ensino em Tempo Integral e Programa das Escolas Cívico-Militares.

Com foco na formação dos profissionais, SED realiza primeira reunião de trabalho do ano
Coordenadora da CFOR, Alessandra Beker
falou sobre o planejamento da SED para 2021.

“Estamos planejando uma formação geral, trabalhando com todos na escola. Vamos abordar os princípios norteadores, questões inerentes à toda equipe escolar, desde professor, coordenador pedagógico e diretor. O que essa equipe precisa saber sobre o Novo Ensino Médio, Educação Integral, Ensino em Tempo Integral, Competências Socioemocionais, Psicologia, Educação Especial e Tecnologia, entre outros tópicos. A nossa ideia, pensando em otimizar o trabalho, é nessa formação geral para todos”, disse Alessandra.

Com o planejamento em andamento, o objetivo é iniciar as formações já neste mês de fevereiro, durante o período de Jornada Pedagógica dos profissionais da Rede Estadual. Visando alcançar o maior número possível de profissionais da REE, parte das formações também ocorrerão no mês de março, quando os estudantes retornarão às atividades.

Com foco na formação dos profissionais, SED realiza primeira reunião de trabalho do ano
Hélio Daher lembrou que o ano de 2021
também será marcado pelo Novo Ensino Médio.

Responsável pela fala de encerramento da reunião, o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher, lembrou que o ano de 2021 será desafiador – também – em função da reta final de construção do Currículo do Novo Ensino Médio. “Vamos passar por uma alteração desta etapa em toda sua estrutura. O Ensino Médio que nós vivemos, que nós conhecemos, não existirá mais. Teremos modificação na carga horária e é necessário observar que haverá uma ruptura, que não é fácil, mas que exigirá muito das nossas equipes, também para a formação dos profissionais”, destacou.

Calendário

Encerrado desde o dia 18 de dezembro de 2020, o calendário escolar – agora de 2021 – será iniciado no próximo dia 04 de fevereiro, com o período de jornada pedagógica para os profissionais da REE. O retorno dos estudantes às atividades será no mês seguinte, a partir do dia 01 de março.

No momento, a Rede Estadual se encontra em meio ao processo de efetivação de matrículas para os estudantes que já realizaram o preenchimento dos dados durante a 1ª etapa de pré-matrícula. Para os interessados que ainda não concluíram esse passo, a 2ª etapa segue aberta até sexta-feira, dia 15 de janeiro.

Mais informações, no site da Central de Matrículas: www.matriculadigital.ms.gov.br

Comentários