(Fotos: PMCG)

O frio não impediu de comparecer aquelas pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho, que participaram da segunda edição da ação Estação Mais Emprego que aconteceu na última sexta-feira (20) na esplanada ferroviária. Foram 1.133 pessoas atendidas, dessas 504 foram aprovadas na entrevista e vão passar para segunda etapa da pré-seleção nas empresas que escolheram.

Com mais de mil atendimentos, Estação Mais Emprego teve 504 aprovados nas entrevistas

O retorno ao mercado de trabalho é um recomeço para quem saiu de sua cidade natal em busca de uma oportunidade. A história do Rodrigo Magalhães Madeira, 37 anos, é de luta e esperança. Ele saiu do Rio de Janeiro e encontrou em Campo Grande tranquilidade para constituir sua família. Rodrigo foi na Estação Mais Emprego acompanhado do filho de cinco anos. “Vim para o Estado em busca de tranquilidade, o Rio de Janeiro é muito violento, atualmente eu trabalho com lanche no período noturno, e estou em busca de uma oportunidade de emprego formal. Fiquei sabendo da ação através das mídias sociais e aprovei a ideia, são várias empresas em um só lugar, dá para passar por várias entrevistas e ver qual a gente se adequa, estou confiante em sair daqui emprego hoje”, comenta Rodrigo.

Durante o evento a Prefeita Adriane Lopes agradeceu as empresas que estavam presentes no evento e ressaltou o empenho da prefeitura em buscar parcerias para trazer para Campo Grande oportunidades de emprego. “O que nós precisamos mais, é dignidade e oportunidades para pais e mães que precisam nesse momento de encaminhamento para colocar comida na mesa. Nós vamos nos empenhar todos os dias para juntos fazermos de Campo Grande a Capital das oportunidades”, afirmou Adriane.

Com mais de mil atendimentos, Estação Mais Emprego teve 504 aprovados nas entrevistas

Além de entrevistas teve aquelas pessoas que já saíram com o pedido do exame admissional, como a representante de vendas Marilene Alves de Arruda, que vibrou de alegria ao ser contratada para trabalhar na função de produção de alimentos. “Estou sem palavras e muito emocionada, eu tinha fé que iria sair daqui empregada e consegui, já estou com o pedido do meu exame, foi tão rápido que já vou até abrir uma conta no banco”, comemora Marilene.

O primeiro emprego é sempre o início de novas oportunidades, a Richard Barbosa dos Santos de 17 anos, ficou sabendo da ação e veio correndo para Estação Ferroviária. “Vim com a expectativa de arrumar um emprego, eu nem tenho uma área específica, o que aparecer eu quero trabalhar, estou em busca do meu primeiro emprego”.

Parcerias

A união do poder público com empresários, é uma parceria que promete bons frutos, como explica a analista de Recursos Humanos Anieli Luiza Onório da Silva, da empresa Grupo Bandeirantes. A empresa de São Carlos,  interior de São Paulo tem diversas oportunidades disponíveis e viu na Funsat uma parceira para conseguiu a mão de obra necessária. “Nós conseguimos entrevistar 29 pessoas e 12 passaram para a segunda etapa, eu achei esse modelo de pré-seleção muito legal, as pessoas já sentam aqui sabendo do que se trata, e se estão aqui é porque realmente querem uma oportunidade, parabéns pela iniciativa da prefeitura”, destacou Anieli.

Para o Diretor Presidente Luciano Martins o evento foi um sucesso. “A segunda edição do evento Estação Mais Emprego foi surpreendente começando pela adesão dos 19 empresários que entenderam o projeto, que ali reunidos atenderam 1.133 pessoas. Isso mostra sobretudo que a parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, os empresários e as secretarias do município unidos em um só propósito, o resultado não poderia ter sido outro, e por esse motivo somos a cidade que mais gerou empregos no ano de 2021”, diz Luciano.

Para facilitar ainda mais o acesso às oportunidades, em parceria com a Sectur, o ônibus da City Tour participou do evento, fazendo o transporte dos candidatos da Praça Ary Coelho, até a Estação Ferroviária. “A união entre as secretarias é marca da gestão. Não é a primeira vez que essa parceria Sectur e Funsat acontece. No ano passado, no Funsat Itinerante, levamos alegria para os bairros, com música, doces para as crianças e agora o nosso City Tour teve importante papel de levar os trabalhadores até o espaço histórico da Plataforma Cultural para que o Estação Mais Emprego gerasse contratações ao município”, afirma Max Freitas, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

Outra empresa que fez várias entrevistas e teve um número expressivo de pessoas aprovadas, foi o Assaí Atacadista, com 100 candidatos para a próxima etapa do processo seletivo, a Consultora de Recursos Humanos Fabiane Freitas Mendonça disse que essa pareceria é muito benéfica ao empresários que precisam completar o quadro de colaboradores.

A Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), Semu (Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulher), Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), e GCM (Guarda Civil Metropolitana) também participaram do evento.

Comentários