O prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, recepcionou na última quinta-feira (23) toda a diretoria da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que foi oficializar a entrega de obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário no município, na região da Grande Dourados. 

No valor de mais de R$ 2,5 milhões, a ETE foi inaugurada pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., juntamente com os demais diretores da empresa André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finanças), Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações).

Distante 306 quilômetros de Campo Grande, o município amplia com isso o seu sistema de esgoto como parte da meta do governador Reinaldo Azambuja e da Sanesul de atingir a universalização do setor. 
No total, a nova estação custou aos cofres da Sanesul R$ 2.538.743,02 e atenderá à demanda do poder público municipal, beneficiando desta forma uma população estimada em 6.800 habitantes. 

O município também recebeu outros investimentos como a execução de 4.3 quilômetros de rede coletora de esgoto e 137 ligações domiciliares.

Os investimento foram feitos com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento)/Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em parceria com o Governo do Estado e a com a Sanesul. 

Walter Carneiro Júnior aproveitou o ato para assinar ordem de serviço para perfuração de mais um poço tubular profundo (JUT-006), para reforço do sistema de abastecimento de água de Juti.

SOLENIDADE 

Além de agradecer as obras de saneamento, o prefeito Gilson Cruz enalteceu o que chamou de “governo municipalista” o de Reinaldo Azambuja, e elogiou o trabalho do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura), o qual considera responsável pelo sucesso da administração no papel de auxiliar do governador. 

Segundo ele, a parceria institucional entre o governo estadual e as prefeituras tem inclusive dado fôlego financeira aos municípios. 

“Hoje, sou gestor do município e não vejo dificuldades em fazer o pagamento da folha. Autoridades comparecem ao evento de entrega de obras de esgotoAlguns prefeitos em conversas sobre administrações anteriores tinham dificuldade de fazer o básico, que era a manutenção da máquina. Isso devemos também àquelas medidas, talvez, momentaneamente amargas, readequação de valores e divisão correta do ICMS”, destacou o prefeito, lembrando a ainda a importância do Fundersul como fator positivo em favor do desenvolvimento do Estado. 

Cruz disse que hoje a área rural é uma das mais prestigiadas e que as estradas vicinais são consertadas pelo governo do Estado com o dinheiro do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul. 

Por sua vez, Walter Carneiro Júnior disse que a Sanesul tem cumprido seu papel institucional de entregar todas as obras planejadas pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Riedel, especialmente as de esgotamento sanitário como forma de o governo de Mato Grosso do Sul atingir a meta da universalização do sistema. 

Para o dirigente, investir em saneamento é melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir efetivamente com a preservação do meio ambiente, sobretudo, com o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul. 

Walter Carneiro Júnior voltou a dizer que a companhia de saneamento trabalha forte a fim cumprir o cronograma de entrega de todas as obras do governo, em sua maioria com recursos próprios da Sanesul, até o fim do mandato de Reinaldo Azambuja. 

A solenidade contou ainda com a presença do deputado estadual Zé Teixeira, do coordenador regional da Casa Civil, Inácio Espíndola, vereadores, secretários municipais, entre outras lideranças públicas locais. 

Fonte: Acom Sanesul

Comentários