
A contagem regressiva para a Copa do Mundo ganha um capítulo especial neste domingo (31). Antes de embarcar para os Estados Unidos, a seleção brasileira fará sua última apresentação em solo nacional ao enfrentar o Panamá, às 17h30 (horário de MS), no Maracanã, em amistoso que servirá como importante teste para o técnico Carlo Ancelotti ajustar a equipe para o Mundial.
A partida marca a primeira oportunidade para o treinador italiano observar uma formação próxima daquela que pretende utilizar na estreia da Copa. O confronto também será uma despedida da equipe diante dos torcedores brasileiros antes da viagem para Nova Jersey, onde a delegação dará sequência à preparação.
Em entrevista coletiva na Granja Comary, Ancelotti confirmou a escalação que iniciará o amistoso: Alisson; Wesley, Bremer, Léo Pereira e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Matheus Cunha, Raphinha e Vinícius Júnior. “É um jogo importante para nos despedirmos dos nossos torcedores. Amanhã vão jogar todos”, afirmou o treinador.
+ CBF divulga numeração e confirma Neymar com a camisa 10 no Mundial
A principal ausência será Neymar. O atacante do Santos segue em recuperação de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita e foi vetado para o amistoso. O camisa 10 tem previsão de retorno entre duas e três semanas e ainda depende da evolução clínica para estar apto no início da Copa do Mundo.
Mesmo sem condições de atuar, Neymar permaneceu integrado à rotina da seleção nos últimos dias. O jogador realizou sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular antes de acompanhar parte dos treinamentos da equipe.
A escalação utilizada por Ancelotti deve sofrer alterações para o Mundial. Isso porque o zagueiro Marquinhos e o defensor Gabriel Magalhães, que disputaram a final da Liga dos Campeões da Europa no sábado (30), ainda não se apresentaram ao grupo. Gabriel Martinelli também está ausente neste momento da preparação pelo mesmo motivo.

Durante os trabalhos realizados na Granja Comary, o treinador aproveitou para observar diferentes alternativas no elenco. Fabinho e Danilo Santos foram testados no meio-campo, enquanto Ibañez e Douglas Santos apareceram entre as opções para o setor defensivo.
A comissão técnica também monitora a situação física de Bruno Guimarães. O volante apresenta desgaste considerado leve e poderá ser preservado durante parte do amistoso.
Do outro lado, o Panamá encara o duelo como uma das etapas finais de preparação para disputar apenas a segunda Copa do Mundo de sua história. Os panamenhos estreiam no torneio diante de Gana, no dia 17 de junho, e ainda enfrentarão Bósnia-Herzegovina e República Dominicana antes do Mundial.
O histórico recente entre as duas seleções aponta equilíbrio. O último encontro aconteceu em 2019, quando Brasil e Panamá empataram por 1 a 1 em amistoso.
A provável equipe panamenha tem Orlando Mosquera; Amir Murillo, Fidel Escobar, José Córdoba e Eric Davis; Aníbal Godoy, Cristian Martínez e Adalberto Carrasquilla; Yoel Bárcenas, Ismael Díaz e José Fajardo.
Após o compromisso no Maracanã, a delegação brasileira seguirá para os Estados Unidos. Antes da estreia na Copa do Mundo, a equipe ainda fará mais um amistoso, desta vez contra o Egito, em Cleveland, no dia 6 de junho.
Ancelotti destacou que o ambiente de preparação tem sido positivo e demonstrou confiança no trabalho realizado até agora. “Estou feliz por estar aqui me preparando para uma Copa do Mundo, com uma equipe forte e jogadores muito profissionais. Temos tempo para nos preparar bem e fazer algo importante para este país”, afirmou.




















