21.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 7 de maio, 2025
spot_img

Com previsão de 120 mil visitantes, Expogrande 2025 é oficialmente lançada

Governador Eduardo Riedel e presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, destacam a relevância do evento que deve movimentar até R$ 600 milhões

A 85ª edição da Expogrande foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (3), em Campo Grande, com discursos que exaltaram o papel familiar da feira, a conexão entre o campo e a cidade e a força da cadeia produtiva sul-mato-grossense. O evento, que ocorre até o dia 13 de abril, promete movimentar aproximadamente R$ 600 milhões, reunindo cerca de 120 mil visitantes ao longo dos 10 dias de programação.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, afirmou que esta edição será marcada por recordes. “Teremos números históricos de expositores, parceiros comerciais e público. A Expogrande é um espaço familiar, com atrações como a fazendinha, que oferece uma experiência lúdica e educativa às crianças. O objetivo é criar boas memórias, assim como nós adultos temos das exposições do passado”, destacou.

A programação inclui quase 20 leilões, shows, estandes de empresas do agronegócio e espaços voltados ao entretenimento infantil. A proposta, segundo os organizadores, é transformar o Parque de Exposições em um ambiente acessível para toda a família, promovendo lazer e negócios em um mesmo espaço.

Bumlai também ressaltou a presença de instituições financeiras com condições especiais para os participantes da feira, afirmando que no ano passado, o aspecto financeiro foi responsável pela grande movimentação. “Esperamos que possamos realizar realmente bons negócios”.

Além disso, o evento traz inovações que prometem melhorar a experiência dos visitantes. Bumlai destacou que o projeto montado, com a separação da área de shows e do parque de exposições, “funcionou muito bem”. A nova estrutura permitirá que mais pessoas participem das atrações, contribuindo para um público maior dentro do parque de exposições.

“A Expogrande 2023 se consolida, assim, não apenas como um espaço para negócios e leilões, mas como uma verdadeira vitrine cultural e econômica de Mato Grosso do Sul, celebrando a força do agro e a tradição do povo sul-mato-grossense. A expectativa é de que as festividades continuem a atrair e encantar a população, reforçando a importância do agronegócio para a economia do estado”, finalizou.

Presente no evento, o governador Eduardo Riedel destacou que toda a diretoria da Acrissul tem feito um grande trabalho para colocar a exposição no cenário nacional. “Independentemente do momento econômico, a Expogrande está sempre presente, sempre lembrando da importância do setor. Temos que ter orgulho de falar que a festa do Estado de Mato Grosso do Sul é uma referência para o Brasil”, explica.

O governador, também, ressaltou a importância da feira para a integração entre os setores urbanos e rurais. “Esse é o sucesso da Expogrande: unir campo à cidade, integrar as cadeias produtivas e valorizar nossa cultura, que é uma das marcas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Mais do que valores financeiros, a feira transmite orgulho, conhecimento e entendimento sobre o que acontece no Estado.”

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, também destacou o papel da feira como plataforma de divulgação de tecnologias e inovações voltadas à produção rural. “Estamos aqui com um estande que representa nosso apoio aos sindicatos, aos produtores e à agricultura familiar. A Expogrande é um momento essencial para compartilhar conhecimento com quem está no campo”, afirmou.

Para o pecuarista Paulo Matos, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, a feira evidencia o protagonismo da pecuária no Estado. “A Expogrande consagra a importância da nossa atividade e reforça sua representatividade na economia local.”

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, lembrou que o retorno da Expogrande, após o período de embargos judiciais e restrições impostas pela pandemia, foi possível graças a parcerias estratégicas. “No primeiro ano após a retomada, o volume de negócios foi expressivo. No segundo ano, esse número quintuplicou. Hoje, temos uma feira consolidada e com potencial para se tornar internacional. Os resultados para a cidade e para o agronegócio serão ainda mais visíveis ao fim desses 10 dias”, concluiu.

A Expogrande segue com programação diária até o dia 13 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Confira todos os shows da Expogrande 2025:

3/3 (quinta-feira): Matogrosso e Mathias
4/4 (sexta-feira): Matuê, Teto, Wiu, Brandão
5/4 (sábado): Chitãozinho & Xororó
6/4 (domingo): Jota Quest (show gratuito)
11/4 (sexta-feira): Jorge & Mateus
12/4 (sábado): Hugo & Guilherme, VH & Alexandre
13/4 (domingo): João Haroldo & Betinho, Victor Gregório & Marco Aurélio e Alex & Yvan.(shows gratuitos).

Fale com a Redação