26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Com programa exclusivo às mulheres, Sebrae celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino

Programa Sebrae Delas contribuiu para que Thamires Matsuyuki inovasse no setor de hortifrúti da capital

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia do empreendedorismo Feminino. A celebração ocorre em nível mundial e marca a história de luta e superação das mulheres, na busca de espaço no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. O Sebrae/MS, como parceiro do micro e pequeno empreendedor, compreende a importância na valorização e estímulo ao empreendedorismo feminino e desenvolve, desde 2019, o Programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que dá suporte ao público feminino na realização de suas ideias e estruturação de seu negócio. 

O programa já transformou a realidade de centenas de mulheres, incluindo Thamires Matsuyuki, de 27 anos, proprietária da Quitanda Maior. A empresária cresceu em uma família de agricultores, que vendia hortifrútis nas feiras da capital. Enquanto seus pais comercializavam produtos da terra, a atual empresária, ainda muito jovem, vendia doces para garantir sua renda extra e não imaginava um futuro como empreendedora. “Eu ia à feira vender meus doces e as pessoas achavam que era fogo de palha, não colocavam fé”, relembrou a proprietária da Quitanda Maior.

Foi a partir da queda do movimento das feiras de bairro, em 2015, que o pai da empresária, William Ytiro, sabendo da aptidão da filha para os negócios, sugeriu a saída das feiras para a abertura de um negócio fixo. Thamires, que à época estava com 21 anos e cursava Engenharia Civil, decidiu investir no desejo de seu pai e, a partir de então, passou a administrar a Quitanda Maior.

Com a ajuda das redes sociais, a jovem empresária logo aumentou a clientela e sentiu a necessidade de agregar um diferencial ao negócio. Contando com a ajuda de seu esposo, que já trabalhava na área, anexou um açougue ao empreendimento, levando mais clientes ao local. Com a chegada da pandemia, o período de atendimento diminuiu, bem como o movimento no local. Sem hesitar, a empreendedora decidiu iniciar um sistema de delivery de verduras e legumes, com atendimento a toda cidade. O sucesso foi garantido.

Atualmente, com milhares de seguidores nas redes sociais, quase 20 funcionários na equipe e um negócio consolidado, Thamires afirma que ainda encontra resistência de algumas pessoas, principalmente por ser do gênero feminino. “Sempre quando chegam na loja, procuram o dono. Preciso explicar que eu sou a proprietária e as pessoas parecem não acreditar”, expôs a empresária.

No Sebrae Delas, Thamires comenta que, além de capacitação e suporte, encontrou um ambiente acolhedor, com outras mulheres para compartilhar conhecimento e experiências, permitindo o fortalecimento do espírito empreendedor feminino e gerando uma rede de apoio entre as empresárias. “Conheci o Sebrae por meio de um informativo que recebi na feira. Quando ingressei no Sebrae Delas, me senti acolhida. Ganhei confiança quando vi tantas mulheres querendo empreender e isso é muito importante”, pontuou.

Programa Sebrae Delas

O Sebrae Delas é um programa que atende mulheres empreendedoras de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fortalecer e aumentar a cultura empreendedora no público feminino. Por meio da iniciativa são oferecidos dois tipos de consultoria: a Premium, voltada para empresas já estabelecidas, e a Essencial, com a proposta de atender empreendedoras que estão iniciando um negócio. Além disso, o programa também promove cursos, seminários e encontros.

A gestora estadual do programa Sebrae Delas, Lucielle Lima, explica que já foram realizadas duas edições da iniciativa em Mato Grosso do Sul. A segunda, executada neste ano, teve 600 empreendedoras inscritas, o dobro da primeira edição, o que mostra o interesse das mulheres pelo mundo dos negócios e a busca por conhecimento para tornar sua empresa destaque no mercado.

“As mulheres atendidas pelo programa, em sua maioria, possuem graduação, inclusive no ensino superior. Apesar disso, durante o período de formação, elas não costumam receber apoio no âmbito empreendedor, e é junto ao Sebrae que este suporte é buscado. Isso pode ser notado pela alta adesão ao Programa”, pontuou a gestora.

Lucielle citou, ainda, que o despertar para o empreendedorismo vem da possibilidade de conciliar a vida pessoal com a profissional. “Muitas mulheres ainda acumulam funções domésticas a sua rotina, além do seu trabalho formal. Ao se tornar empreendedora, existe maior flexibilidade, podendo a mulher, inclusive, trabalhar de casa, sendo esse um atrativo ao empreendedorismo”, ressaltou Lucielle.

O último relatório de pesquisa, divulgado em julho de 2021, apontou a satisfação de quem participa do projeto. Os dados de questionários aplicados às empresárias participantes do Projeto Sebrae Delas do Sebrae/MS apontaram que 94,76% delas recomendariam o Sebrae a um amigo. 

Serviço

Mais informações sobre o programa Sebrae Delas podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800

Fale com a Redação