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sexta-feira, 29 de março, 2024
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Prefeitura Universitária da UFGD se consolida como essencial na instituição

Criada em maio de 2016, a Prefeitura Universitária (PU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) completou neste mês seis anos de prestação de serviços voltados ao planejamento e à logística de tarefas de manutenção da infraestrutura que possibilita o funcionamento da instituição. Originada de um desmembramento do organograma das pró-reitorias de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP) e de Administração (PRAD), a PU se configura como órgão administrativo vinculado diretamente à Reitoria.
 
Expondo de forma simplificada, o órgão é responsável por tudo o que diz respeito à estrutura física da UFGD: manutenção predial, de bens e de equipamentos, serviços de conservação, de urbanização e de jardinagem, elaboração de projetos, fiscalização e acompanhamento de obras contratadas, serviços para reformas e de ampliações, vigilância patrimonial e atividades relativas ao trânsito e ao transporte.
 
Considerada um marco na gestão da universidade, a criação da PU viabiliza que salas de aula, laboratórios, bibliotecas, prédios administrativos e demais espaços recebam atenção necessária para o bom funcionamento. Para tanto, 34 servidores se dividem entre a gestão do órgão e de seis unidades, cada uma com atribuições específicas, mas todas voltadas a, com algum tipo de serviço, atender aos mais de 100 mil metros quadrados de área construída da UFGD.
 
O servidor João Vitor Leite Alves, que atualmente está à frente da Prefeitura Universitária, conta que a equipe, em muitas ocasiões supera limitações contratuais e orçamentárias para atender à comunidade acadêmica. “Lidamos diretamente com a rotina de funcionamento do campus, provendo o suporte necessário para que as atividades administrativas e acadêmicas transcorram de maneira satisfatória”, afirma.
 
O gestor diz que para atender às crescentes demandas por serviços, a Prefeitura Universitária deverá redimensionar os processos de trabalho, aumentando a efetividade de suas ações e priorizando uma gestão sustentável dos recursos, cada vez mais escassos.
 
CONTRATOS E SERVIÇOS
 
São pelo menos R$ 15 milhões por ano em investimentos feitos via contratos geridos e fiscalizados pela PU. Por exemplo, limpeza e asseio, jardinagem, recepção e copeiragem, manutenções diversas, vigilância, portaria e transporte são serviços terceirizados contratados pela universidade por meio da Prefeitura Universitária. E todo o acesso da comunidade acadêmica a essas atividades é feito mediante requisições às divisões do órgão.
 
Para se ter uma ideia, em 2021, a PU atendeu a 3.326 requisições somente na área de manutenção patrimonial. Esses chamados, em sua maioria abertos pelo sistema informatizado SIPAC, incluem serviços de adequação em prédios, manutenção em equipamentos de laboratório, serviços e manutenção em instalações elétricas, de telefonia e de internet, entre outras tarefas, sendo que mais de dois mil atendimentos foram realizados em unidades acadêmicas.
 
OBRAS
 
Entre as atuações mais recentes no acompanhamento e na fiscalização de obras, em 2021, a PU esteve à frente dos contratos de reforma geral do Restaurante Universitário e de construção da infraestrutura para instalação dos food trucks na Unidade 2 (Cidade Universitária). O órgão também realizou manutenções nos prédios da Moradia Estudantil, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (COIN) e da Unidade 1 e executou serviços na Fazenda Experimental e na Fazendinha. Na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) houve a troca do telhado de alguns prédios. Ainda, no auditório da Unidade 2, foi feita a manutenção do sistema de refrigeração.
 
Nos prédios administrativos onde ficam os estoques de almoxarifado e o patrimônio foram efetuados aperfeiçoamentos para garantir melhor ventilação e organização dos materiais da universidade, bem como, foi providenciada a adequação do estoque de materiais químicos de acordo com as normas de segurança vigentes.
 
A PU atuou, ainda, em reparos urgentes quando a rede de fibra ótica que chega à Unidade 2 foi rompida na ocasião de um incêndio próximo ao aeroporto. Também foi realizada manutenção preventiva nos geradores de energia, para que falhas no sistema de transmissão de energia elétrica causem menor impacto.
 
ESTRUTRURA ORGANIZACIONAL
 
Como já citado, as seis divisões existentes hoje na PU coordenam todos os serviços gerais e de infraestrutura da UFGD. Portanto, conhecer o que cada uma realiza e de que forma acessar tais atividades, é imprescindível para que servidores e acadêmicos desempenhem seu papel como integrantes da instituição:
 
Divisão de Projetos (DIPROJ)
É a unidade responsável pela elaboração dos projetos associados à infraestrutura física da UFGD. Toda e qualquer demanda de elaboração de projetos construtivos de reformas, de adequações e de ampliações tem sua entrada por essa divisão, cuja equipe é composta de engenheiros e arquitetas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3410-2768/2769
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-de-projetos
 
Divisão de Obras (DIOB)
Tem por finalidade acompanhar e fiscalizar os contratos de obras nas modalidades de construção, de reforma e de ampliação licitadas pela UFGD. Conta com equipe formada por engenheiros, administradores e contabilistas.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3410-2773
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-deobras
 
Divisão de Manutenção Patrimonial (DIMAP)
É a unidade responsável pela manutenção de toda a universidade, com serviços que compreendem as áreas de manutenção predial civil, elétrica (baixa e média tensão) e de rede lógica, assim como de equipamentos em geral. Além disso, a DIMAP tem como uma de suas funções a manutenção e a operação da Usina Solar Fotovoltaica da UFGD e a gestão, a operação e o monitoramento dos recursos hídricos e do abastecimento de água da Cidade Universitária. Sua equipe conta com profissionais engenheiros de diversas especialidades.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3410-2537
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-de-manutencao
 
Divisão de Conservação e Serviços Urbanos (DSURB)
É responsável pelo assessoramento, acompanhamento e coordenação dos serviços de conservação da estrutura física da UFGD, por meio da gestão e da fiscalização de contratos de serviços de limpeza e conservação, jardinagem e roçada e copa e recepção. Também compete à divisão a gestão de serviços contratados por demanda, como o esgotamento de galerias, de fossas sépticas e de ramais, a limpeza de caixas e de reservatórios de água, o monitoramento e o controle da qualidade da água, a dedetização, a coleta de resíduos laboratoriais e o apoio logístico aos serviços de coleta de lixo reciclável junto à cooperativa de catadores do município.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3410-2535
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-de-conservacao-servicos-urbanos
 
Divisão de Transportes (DITRAN)
É responsável pelo planejamento e pela coordenação dos serviços de transporte, de manutenção e de conservação dos veículos. Está incumbida da fiscalização e da utilização de veículos de acordo com a programação de serviços e/ou de atendimentos, do acompanhamento dos contratos sob sua responsabilidade, da preservação dos veículos da frota, do abastecimento e da lavagem dos veículos e do controle de sua saída.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 99202-7135
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-de-transporte
 
Divisão de Proteção Patrimonial (DIPP)
É responsável pelo assessoramento, acompanhamento e coordenação dos serviços de vigilância e de monitoramento da estrutura física da UFGD. Faz o planejamento, a gestão e a fiscalização de contratos de serviços de vigilância patrimonial, com emprego de monitoramento presencial e remoto, visando resguardar o patrimônio público e auxiliar no bom andamento das atividades do órgão.
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3410-2536
https://www.ufgd.edu.br/setor/prefeitura_universitaria/divisao-de-protecao-patrimonial

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