O 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança na região central de Campo Grande, realizou ontem (14), mais uma fase da “Operação Gatuno”, que visa combater os crimes a furtos e roubos de veículos, residências e comércios na área de atuação.
De acordo com assessoria de comunicação da PM, o nome dado a operação é de origem espanhola, pois, “Gatuno” faz referência/remete àquele que pratica o ato de furtar, usando de destreza para alcançar seus objetivos ilícitos.
“Assim, o propósito da Operação foi prevenir e combater ativamente furtos e roubos de carros, residências e comércio, buscando a diminuição das estatísticas associadas a esses tipos de delitos”, diz nota.
Durante o policiamento, além das equipes de radiopatrulha e Força Tática, houve o reforço das equipes com uso de helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) e motos da Rondas Ostensivas de Choque e Ações Motociclistas (Rocam) do Batalhão de Choque.

A comandante do 1º BPM, tenente-coronel Kátia Souza Santos Ramiro, ressaltou que a operação não tem data para acabar e o objetivo principal é transmitir maior segurança a população, prevenir e reprimir os crimes e a violência na região central.
“O fortalecimento da presença policial, realizado por meio de rondas e abordagens, foram intensificados em pontos estratégicos, identificados como suscetíveis a furtos e roubos, que geralmente ocorrem em horário comercial e furtos e roubos às residências, principalmente durante a madrugada”, frisou.