31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Com UTI Neonatal lotada, Banco de Leite Humano da Santa Casa precisa de doações urgente

O Banco de Leite Humano da Santa Casa (BLH) está pedindo, com urgência, doações de leite materno para alimentar os bebês recém-nascidos que estão internados na UTI Neonatal e na Maternidade do hospital. Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, são 3,5 litros por dia usados atualmente, sendo que o ideal seria 7 litros diários.

O leite é fundamental para garantir uma nutrição adequada aos bebês. Somente no mês de passado foram 80 recém-nascidos que necessitaram do leite estocado. Neste mês de julho, são 25 bebês recebendo o alimento, entretanto, vale destacar que ainda não ultrapassamos a primeira metade do mês, o que deixa a situação em alerta.  

Conforma a nutricionista responsável pelo BLH, Gislene Nantes, o estoque atual deve durar por poucos dias. No momento, a UTI Neonatal encontra-se com 100% da sua capacidade de leitos ocupados.

Leite materno é essencial para a saúde do bebê

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. A informação chama atenção principalmente pelo impacto que a amamentação tem na redução da mortalidade infantil nessa faixa etária e por não existir outra estratégia capaz de alcançar esse feito.

Amamentar é muito mais que alimentar uma criança. Isso porque o aleitamento materno, além de ser uma fonte valiosa de nutrientes e anticorpos para o bebê, ainda reforça o vínculo entre mãe e filho e traz impactos positivos na saúde da criança por toda a vida.

Além do desenvolvimento físico, a amamentação também influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional. O leite materno ainda tem a vantagem de ser muito mais econômico e sustentável, uma vez que ele não é industrializado e, portanto, sua a produção dispensa a utilização de recursos da natureza  e de embalagens, evitando o acúmulo de resíduos.

Como fazer a doação do leite materno?

É possível realizar a doação na própria sede da BLH, que fica no terceiro andar da Santa Casa, na rua Eduardo Santos Pereira, nº 88, Centro. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias da semana.

Também é possível realizar a extração do leite em casa. Para isso, a mãezinha doadora deve armazenar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico. O leite deve ser guardado dentro de um congelador por até 15 dias. Após a coleta, a doadora pode entrar em contato com o banco de leite da Santa Casa, que enviará uma equipe para buscar o alimento dos bebês.

Para as mamães que precisam de orientação e não conseguem chegar até a instituição, o BLH disponibiliza uma equipe profissional com assistência local sempre às sexta-feira, em horário comercial. “A equipe ensina como extrair e como armazenar. E depois leva o vidro e todo o material esterilizado, passamos uma vez por semana para buscar esse leite. Temos rota todos os dias, que contempla todos os bairros da capital”, afirmou Gislene.

Doações de frascos para leites maternos

Ao mesmo tempo, o banco de leite da Santa Casa também está com uma campanha para arrecadar potes de vidros de café, maionese, conservas e outros produtos farmacêuticos que muitas vezes são descartados direto no lixo. Esses frascos são ideais para o armazenamento do leite humano.

Toda semana, o BLH utiliza em média 100 vidros de 500 ml, tanto para coleta quanto para coletas domiciliares de leite. O vidro é o material ideal para condicionar o leite humano, já que evita contaminações e conserva nutrientes e sabor dos alimentos por ser um material biologicamente inativo e inerte.

“Sem os frascos a gente não consegue dar andamento no nosso trabalho ”, explica a nutricionista Gislene Nantes. Os interessados em fazer as doações podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Santa Casa pelo telefone (67) 3322-4174.

Fale com a Redação