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quarta-feira, 21 de maio, 2025
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Comércio de MS deve movimentar R$ 384 milhões no Dia dos Namorados, aponta pesquisa

A chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve aquecer a economia sul-mato-grossense. Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (20) pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae-MS revela que a data deve movimentar R$ 384,45 milhões no comércio local — valor 1% superior ao registrado em 2023.

Segundo o levantamento, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 510,85 com presentes e comemorações. Do total estimado, R$ 201,40 milhões serão destinados à compra de presentes e R$ 183,06 milhões às comemorações a dois.

Presentes: preferência por roupas, perfumes e lojas do centro

O gasto médio apenas com presentes será de R$ 273,21. Entre as opções mais citadas pelos entrevistados estão:

  • Roupas e acessórios (42%)
  • Calçados (18%)
  • Perfumes e cosméticos (18%)
  • Bolsas e acessórios (17%)
  • Flores e cestas (16%)
  • Joias (7%)

A maioria dos consumidores (67%) afirmou que pretende comprar nas lojas do centro da cidade. Para 81% deles, a qualidade dos produtos é o principal fator na hora da escolha.

“Tem espaço para todos os segmentos do comércio. O empresário só precisa estar preparado para receber esse consumidor. Eles dizem que vão escolher os produtos pela qualidade e também pela sugestão do parceiro”, destaca Regiane Dede de Oliveira, economista do IPF-MS.

A preferência pelas compras presenciais segue forte: 61% dos entrevistados disseram que irão às lojas físicas. As compras online são opção para 21%, enquanto 18% pretendem confeccionar o próprio presente.

“As compras online estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor, porém, a grande maioria ainda prefere a compra presencial. E as pessoas prezam pelo desconto no pagamento à vista, é uma característica marcante do consumidor sul-mato-grossense”, complementa Regiane.

Comemorações: bares, jantares em casa e noites fora

O gasto médio com comemorações será de R$ 237,64, com destaque para celebrações em bares e restaurantes (34%) e refeições feitas em casa (16%). Outras formas citadas de comemoração foram:

  • Passar a noite fora com o parceiro, em hotel ou motel (13%)
  • Levar o(a) parceiro(a) para um passeio (11%)
  • Refeição por delivery (11%)
  • Ir ao cinema (9%)
  • Viagem (6%)

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a data representa uma excelente oportunidade para o varejo.

“Investir em experiências vai ser o diferencial. Embalagens criativas, kits personalizados e brindes simbólicos podem emocionar. Além disso, boas opções de pagamento e uma divulgação criativa nas redes sociais, com mensagens que toquem o coração, podem atrair mais clientes”, orienta.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 11 de maio nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

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