17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Comércio de Pedro Juan Caballero aguarda a reabertura da fronteira

A cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero vive a expectativa da abertura da fronteira seca com Ponta Porã, Mato Grosso do Sul por meio da medida de flexibilização junto ao comércio paraguaio, após 8 meses de distanciamento social com medidas restritivas em virtude da Pandemia da Covid-19. O decreto estabelecendo a reabertura estava previsto para hoje, porém não aconteceu.

Está prevista uma reunião virtual entre representantes das Câmaras de Comércio das cidades que fazem fronteira com Brasil para definição de uma possível data de reabertura, nesta quarta-feira (30), algo que foi sinalizado recentemente pelo governo paraguaio mas que ficou indefinido por falta de regulamentação.

Pedro Juan Caballero, não apresentava o mesmo fluxo de pessoas nesta terça-feira (29), em virtude do feriado nacional, Dia de Comemoração da Batalha de Boqueron, mas era possível observar que alguns pontos da fronteira o fluxo normal de pessoas passando a fronteira nos dois sentidos. Já em outros locais havia o controle feito por policiais e funcionários do governo paraguaio.

No último dia 22, a Direção Geral de Migração, postou em redes sociais que a  abertura total terá um período experimental de três semanas e se não for verificado um aumento considerável nos casos de Covid 19, a ordem será ampliada. A expectativa dos comerciantes paraguaios é aproveitar inicialmente o Dia das Crianças no Brasil e depois as vendas do final de ano.

Protesto

Os comerciantes da cidade paraguaia, por meio de folheto, convocam os moradores a se unirem caso a fronteira não seja oficialmente aberta até esta quarta-feira (30).

O recado diz que se a fronteira não for liberada para os turistas do lado brasileiro, tanto em Ponta Porã como em Mundo Novo, a alfândega e os portos serão fechados.

Fale com a Redação