Mercado financeiro (Foto: Reprodução)

Conseguir analisar gráficos de ações é essencial para quem está a investir nos mercados financeiros, espacialmente em ações.

Para ajudar nesse processo deixamos 5 dicas simples que deve seguir para que o seu objetivo de investir em ações com sucesso seja mais fácil de concretizar.

1.   Saber o que é um gráfico de ações

Os gráficos de ações estão, muitas vezes, presentes em plataformas de investimento, mas nem todos os seus utilizadores sabem utilizar estes elementos.

De uma forma muito simples, pode dizer-se que estes gráficos mostram o preço de uma determinada ação num período de tempo variável. Os gráficos podem representar um período de tempo curto, como uma semana ou um mês ou mais longo, como 5 ou 10 anos.

Agora que já sabe o que é um gráfico de ações vamos continuar com as nossas dicas.

2.   Identificar uma linha de tendência

As linhas de tendências são aquelas linhas azuis que surgem em todos os gráficos de ações. Esta linha pode subir ou descer e é importante que saiba que pode haver oscilações relevantes.

Assim, essa linha ajuda a perceber uma tendência, mas para conseguir lucrar é preciso ter atenção a mais pormenores que estão presentes nestes gráficos.

3.   Procurar linhas de suporte e resistência

As linhas de suporte representam os momentos em que é pouco provável que o valor das ações desçam, enquanto que as linhas de resistência representam os momentos em que é pouco provável que elas subam.

Ter a capacidade de identificar estas linhas vai ajudar a saber qual é o momento ideal para negociar e assim obter mais lucros com as ações em tempo real.

4.   Identificar quando ocorrem dividendos e desdobramentos

Na zona inferior dos gráficos de ações tem acesso à informação sobre a emissão de dividendos e de desdobramentos das ações.

Os dividendos representam o momento que a empresa decidiu distribuir uma parte dos seus lucros pelos acionistas.

Já o desdobramento de ações representa um momento em que a empresa reforça as suas ações. Por exemplo, um desdobramento de 5:1 significa que quem tem uma ação assiste a um crescimento automático para 5 ações.

Quando tal acontece há uma tendência de crescimento de investidores e em consequência as ações são valorizadas.

5.   Compreender os volumes históricos de negociação

Na zona inferior dos gráficos de ações também se encontram várias linhas verticais. Estas representam a tendência de volumes em que as ações foram negociadas.

Por norma, os volumes elevados de negociação de ações estão associados a momentos com notícias favoráveis e promovem um aumento do valor das mesmas.

Coloque estas dicas em prática

Agora que conhece melhor como funciona a análise gráfica de ações, coloque as nossas dicas em prática e melhore a sua estratégia de negociação.

Comentários