29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

Confira o que abre e fecha durante os dias de Carnaval em Dourados

Conforme decreto municipal de ponto facultativo nos dias de Carnaval, diversos órgãos, serviços, comércio e repartições irão funcionar em horário especial, em Dourados.

Os dias de folia não são considerados feriado no Brasil, mas sim, ponto facultativo, por isso o Dourados News informa o que abre e fecha nos próximos dias, para que você possa se programar e aproveitar os dias livres sem constrangimentos.

ÓRGÃOS E REPARTIÇÕES

Conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Município, Dourados terá ponto facultativo nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Desse modo, as repartições públicas fecham durante os dias e retornam apenas no dia 14, a partir das 13h. Apenas serviços considerados essenciais funcionam normalmente.

SAÚDE

Durante os dias de ponto facultativo, as Unidades Básicas de Saúde fecham e apenas os serviços considerados essenciais vão funcionar. O atendimento retorna normalmente na quarta-feira (14), a partir das 13h.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e unidades hospitalares conveniadas ao SUS (Hospital da Vida e HU) e a Farmácia do PAM funcionam normalmente no carnaval, assim como Samu e Bombeiros.

EDUCAÇÃO

As unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação.

COMÉRCIO

De acordo com o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), o comércio poderá funcionar normalmente neste período, respeitando as normas trabalhistas da CLT e Convenção Coletiva vigente.

DETRAN

As agências do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) também aderem ao ponto facultativo e o atendimento no dia 14/2, a partir das 13h. Os usuários podem utilizar o atendimento on-line do Meu Detran (clique aqui).

Vale destacar que a Equipe de Fiscalização e Patrulhamento Viário terá plantão e operação de carnaval nas vias urbanas e rodovias estaduais.

BANCOS E COOPERATIVAS

Não haverá atendimento nas unidades durante os dias de carnaval. O atendimento retorna também na quarta-feira (14/2), a partir das 12h.

COLETA DE RESÍDUOS

Coleta de resíduos, Ecopontos e o Picador irão funcionar normalmente durante o carnaval.

CARNAVAL

Dourados não possui festas municipais de carnaval, entretanto, o Sindicato de Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados – ADUF, realiza o Carnaval de Rua da Aduf, com trio elétrico tocando marchinhas pelas ruas e concentração na Praça Antônio João, com espaço para Pessoa Com Deficiência (PCD) e acompanhamento de forças de segurança;

A festa acontece no sábado (10/2), com contração às 13h em frente à Reitoria da UFGD (CEUD), Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. De lá o Trio Elétrico sai às 17h pelas ruas de Dourados, até chegar na Praça Antônio João, onde a programação acontece das 20h às 23h 

Fonte: Dourados News 

Fale com a Redação