29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Confira público e locais para se vacinar contra a Covid-19 na Capital

A vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (25), em Campo Grande. Adultos e crianças podem se imunizar. Mais de 40 locais estão abertos durante todo o dia para atendimento da população, segundo calendário da secretaria municipal de Saúde (Sesau).

Na última terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ampliou a vacinação para crianças de 3 a 4 anos de idade, após a liberação do uso do imunizante da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A estimativa é vacinar aproximadamente 25,8 mil crianças nesta faixa etária.

A Sesau reforça a orientação para que os pais ou responsáveis façam o cadastro destas crianças pelo site de identificação prévia para evitar filas e agilizar o processo de vacinação.

Além das informações da criança, é necessário anexar dados e documentos do responsável por ela ou, caso este não possa acompanhá-la até uma unidade de saúde, a autorização para que a dose seja aplicada sob supervisão de outra pessoa também deve estar no cadastro. 

Quem concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses e possui 12 anos ou mais está apto para receber o primeiro reforço do imunizante, com exceção de pessoas que tenha imunocomprometimento grave, para estes o intervalo é de 28 dias. 

Já o segundo reforço pode ser aplicado em toda a população que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faça parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com 35 anos ou mais. 

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde referenciadas, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Há unidades que possuem horário estendido, e a sala de vacinação funciona normalmente neste período. 

Confira público e locais para se vacinar contra a Covid-19 na Capital

Público com 35 anos

Mato Grosso do Sul começou a vacinar pessoas com 35 anos ou mais com a 4ª dose do imunizante contra a Covid. A decisão foi anunciada no dia 21, após reunião do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), tendo em vista a queda na procura do complemento vacinal em todo o Estado.

Para reforçar a multivacinação e covid em Mato Grosso do Sul, o governo anunciou que fará um repasse de R$ 2,5 milhões para ser divididos igualmente entre as 508 salas de vacina espalhadas pelos 79 municípios do Estado.

Fale com a Redação