Foto: PMCG

Emoção, sorrisos e lágrimas marcaram a final do V Festival da Canção da Reme, que premiou seis alunos em duas categorias. A competição foi realizada ontem (22) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e reuniu 30 cantores de 14 escolas. Ao todo foram 25 apresentações solo, em dupla e em grupo. O evento foi realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Conheça os vencedores da 5ª edição do Festival da Canção da REME

A abertura teve a participação do cantor Matheus Martins, de 14 anos, que já foi vencedor do Festival da Canção da Reme e em 2020 foi destaque nacional quando participou do Programa The Voice Kids, chegando à semifinal.

“Este evento revela os talentos que estão adormecidos nas escolas. Os projetos que a Deac oferece são importantíssimos para garantir o contato dos nossos alunos com a música e com as artes como um todo”, disse a superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (Suped), Alcione Valadares.

A mesa julgadora foi composta pelos músicos Adriano Souza Ramos, Antônio Marcos Ramires, Josias Xavier, Élcio Pereira e Isaac Pereira. O intérprete foi avaliado em relação ao domínio de palco, expressão corporal, afinação, impostação, entre outros critérios. Os três primeiros colocados nas duas categorias receberam instrumentos musicais – violão, cajon e pandeiro.

“Eu não esperava ganhar. Me inscrevi de última hora, fui a última vaga. Gostei muito de participar, de ver os outros colegas tocando, fiz o meu melhor e consegui o primeiro lugar”, disse Emanuel Geovanny, aluno da E.M. Professor João Cândido. Ele animou e emocionou a plateia cantando Evidências e foi o ganhador da categoria acima de 12 anos.

Jeová José de Paiva, pai do Emanuel disse do orgulho do filho. “O Emanuel sempre gostou de música e sempre demonstrou aptidão. Mesmo que não tenha nenhum músico profissional na família, sempre tivemos instrumentos em casa. Eu estou muito feliz de vê-lo ganhar o primeiro lugar no Festival da Canção”, afirmou.

O Festival, voltado aos alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, tem o objetivo de fomentar e estimular a arte musical nas escolas, identificar e revelar talentos. O IV Festival da Canção foi realizado em 2019 e retornou após dois anos, paralisação que ocorreu por conta da pandemia.

“Hoje celebramos com alegria o retorno do festival, pois conseguimos devolver ferramentas para nossos alunos se desenvolverem e uma delas é a música, que traz tantos aprendizados e habilidades. Precisamos dar sempre a oportunidade para que estes grandes talentos se apresentem”, disse Mário César, chefe da DEAC.

Conheça os vencedores da 5ª edição do Festival da Canção da REME

Confira os vencedoresCategoria de 7 a 11 anos:

1º lugar – Wellinton Oliveira Martins – E.M. Irma Zorzi – Comitiva Esperança2º lugar – Sofia Pereira Vale – E.M. Professor Luis Antônio de Sá Carvalho – Cativar3º lugar – Laura Naomi Higashijima – E.M. Dr. Tertuliano Meirelles – Família o maior tesouroCategoria acima de 12:1º lugar – Emanuel Geovanny da Costa Paiva – E.M. Professor João Cândido – Evidências

2º lugar – Mayra Luiza Rodrigues – E.M. Professor Licurgo de Oliveira Bastos – Era uma vez3º lugar – Rafaela Aquino da Silva – E.M. Professora Oliva Enciso – Velha e louca

Comentários