09/01/2015 14h30
Conselho convoca reunião e quer explicações por fechamento do HC
Dourados News
O Conselho Municipal de Saúde convocou para as 9h de segunda-feira (12), uma reunião em busca explicações sobre o impasse envolvendo o Hospital Evangélico e o CTC (Centro de Tratamento do Câncer), empresa terceirizada que realiza os atendimentos na ala de oncologia do Hospital do Câncer.
O documento foi encaminhado para as partes envolvidas, com cópias aos ministérios públicos Federal e Estadual.
“Queremos uma explicação sobre o que realmente acontece, porque desta maneira não dá para ficar, quem sofre é a população. Se os recursos estão chegando, para onde vão? O objetivo desse dinheiro não está sendo atingido”, disse a presidente do Conselho, Berenice de Oliveira Machado.
Desde quarta-feira (7) a unidade encontra-se fechada para novos atendimentos. Segundo um dos diretores da empresa, Mario Eduardo Rocha, o HE recebeu e não realizou os repasses de quase R$ 900 mil referentes aos pagamentos do SUS (Sistema Único de Saúde) e planos de saúde.
A falta de medicação também seria impasse para a abertura dos novos procedimentos, já que a farmácia da oncologia encontra-se vazia.
Já o Evangélico rebateu as acusações por meio de um ofício encaminhado para o próprio CTC, dizendo que a suspensão dos atendimentos foi desnecessária, já que no local existem remédios suficientes para no mínimo, mais cinco dias, além afirmar que os repasses não estão atrasados.
De acordo com Berenice, será necessária a intervenção do município para que o problema seja sanado.
“A prefeitura vai ter que intervir nesta situação. O correto seria acabar com a terceirização destes serviços, mas como ainda não é possível, a administração deve por fim a essa questão. Se o dinheiro chega para o fim específico, ele deve ser utilizado para o mesmo. Os atendimentos não podem parar”, finalizou a presidente.




















