29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Consumidores que tiverem contas de energia atrasadas podem ter a luz cortada

Com a declaração da pandemia de covid-19 pela OMS, agência havia proibido a interrupção de fornecimento de luz por falta de pagamento 

A partir de hoje (1°) a distribuidora Energisa Mato Grosso do Sul, que atende 74 municípios do estado e mais a Elektro podem retomar os cortes de energia dos clientes que estiverem com pagamento atrasado. A resolução que proibia a suspensão do serviço começou a valer em março por causa da pandemia de coronavírus e chegou a ser prorrogada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Só que o benefício deixou de valer ontem, 31 de julho.

A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que apenas deixou de fora os usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam arcar com as faturas.

A Aneel manteve também o direito das distribuidoras de cobrar taxa de religação após a regularização da situação de inadimplência.

Segundo a distribuidora Energisa enviará avisos para todos os clientes inadimplentes, passíveis de corte. Conforme a nota, “os clientes podem entrar em contato através do WhatsApp 9 9980-0698 ou pelo Call Center 0800 722 7272” para verificar cada situação. Também manter condições de parcelamento para aqueles que estão com contas de luz em atraso.

Já a Elektro, decidiu manter a proibição de cortes de energia por falta de pagamento para imóveis residenciais nos quais morem pessoas que dependam de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida até o final de 2020, além dos clientes classificados como baixa renda.

As negociações de dívidas com a empresa podem ser feitas pelo site www.elektro.com.br, aplicativo Elektro no smartphone ou tablet.

Fale com a Redação