27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Copa América 2021: confira os favoritos ao título e quem pode surpreender

Disputada pela primeira vez em 1916, a Copa América é um dos torneios de futebol de seleções mais tradicionais do esporte. A próxima Copa América marcará a 47ª edição da competição e, desta vez, será disputada em duas sedes: na Argentina e na Colômbia.

O pontapé inicial será dado em solo argentino, com o confronto entre Argentina e Chile — a final está marcada para 10 de julho, na Colômbia. A Copa América será disputada por dez seleções sul-americanas, separadas nos Grupos A e B. Veja abaixo como ficaram divididas as equipes nacionais e suas respectivas chaves.

  • · Grupo A (sede na Argentina): Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
  • · Grupo B (sede na Colômbia): Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Classificarão para as quartas de final do torneio (fase mata-mata em jogo único) as quatro primeiras colocadas de cada grupo. Além disso, haverá disputa por terceiro lugar.

Atual campeão, Brasil tentará seu 10º décimo título de Copa América

Copa América 2021: confira os favoritos ao título e quem pode surpreender
(Foto: Pixabay)

Campeã da última edição da competição (sediada no Brasil em 2019) em vitória na decisão sobre o Peru, a seleção brasileira poderá conquistar em 2021 a 10ª décima taça de campeão da Copa América em sua história.

A Seleção Canarinho, comandada pelo técnico Tite e estrelada pelo craque Neymar, terá adversários difíceis na fase classificatória, como a Colômbia e o Peru, finalista de 2019. No entanto, é fato que o Brasil é o grande protagonista de seu grupo.

O Brasil estreará no Grupo B contra a Venezuela em 14 de junho, no Estádio Atanasio Girardo — localizado na cidade colombiana de Medellín.

Apesar de mirar o décimo título, se engana quem acha que os brasileiros são os maiores vencedores do torneio continental. Uruguai com 15 títulos e Argentina com 14 conquistas são os países que mais triunfaram na Copa América.

Também vale destacar que, apesar de liderarem o número de conquistas da competição continental, Uruguai e Argentina já não vencem a Copa América há algum tempo — principalmente os argentinos. Enquanto que os uruguaios levantaram o troféu de campeão do torneio pela última vez em 2011, os argentinos não sabem o que é conquistar uma Copa América desde 1991.

Brasil e Argentina lideram as prévias de candidatos ao título

No que depender das probabilidades, o jejum dos argentinos pode estar próximo de terminar. Isso porque Brasil e Argentina dividem o posto de principais favoritos na corrida pelo troféu de campeão da Copa América 2021 — com os vizinhos sul-americanos liderando isoladamente as prévias matemáticas de favoritismo que antecedem a competição.

Segundo as grandes plataformas de apostas de futebol online como Betway por exemplo, a seleção brasileira tem 33,3% de chances de alcançar o título. Os argentinos, por sua vez, contam com ligeiro favoritismo sobre os brasileiros na corrida pelo título e têm 36,4% de probabilidade de terminar o torneio continental como campeões.

Além de contar com um grande elenco de jogadores e ter a disposição um dos maiores craques da história do futebol mundial, Lionel Messi (recordista do prêmio Bola de Ouro da FIFA), parte do favoritismo dos argentinos também deve-se ao fator casa — como descrito anteriormente, eles irão dividir a sede da competição com os colombianos.

Correndo por fora nessa disputa de favoritismo estão o Uruguai e a Colômbia. Contando com o fator casa a seu favor na fase de grupos, a seleção colombiana é considerada a terceira força para vencer a 47ª edição da Copa América, com 16,7% de chances de conquistar o troféu de campeão.

Já o Uruguai, que busca vencer a Copa América pela 16ª vez e se isolar ainda mais como a seleção com o maior número de conquistas do torneio, vem logo atrás da Colômbia nas probabilidades matemáticas de título e tem 11,1% de probabilidade de vencer a Copa América.

Copa América 2021 ainda não tem transmissão definida para o Brasil

Nos últimos anos, os canais do grupo Globo de comunicação transmitiram a Copa América em solo brasileiro. No entanto, mesmo próximo do início da competição, ainda não tem canal confirmado para transmissão nacional das partidas da torneio, que atualmente tem como detentora dos direitos de exibição a agência japonesa Dentsu.

Segundo informações da coluna ‘De Primeira’, do site UOL Esporte, estão no páreo pela disputa dos direitos de transmissão da Copa América as seguintes empresas: Globo, SBT, Record, Band e Disney.

Fale com a Redação