Rumores sobre estado de saúde do líder da Coreia do Norte foram negados pelo governo sul-coreano, que disse não haver sinal de ‘nada diferente’

21/04/2020 09h08
Por: Redação com R7

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un estaria em estado grave após ser submetido a uma cirurgia, informou a rede de TV norte-americana CNN na noite desta segunda-feira (20). Mas comunicado oficial do governo da Coreia do Sul, paíos vizinho, desmente os rumores, Kim Jong Un está “governando normalmente”.

Segundo a TV, que citou fonte direta do governo dos EUA, a CIA (serviço de inteligência) e o Conselho Nacional de Segurança estariam monitorando a situação do ditador norte-coreano. Não há informações sobre o tipo de cirurgia a que Kim teria sido submetido.

No último dia 15, Kim perdeu a comemoração de aniversário do avô, o que teria levantado especulações sobre o estado de saúde dele. Ele foi visto quatro dias antes em uma reunião do governo.

De acordo com o Daily NK, um site administrado principalmente por desertores norte-coreanos, informou que o procedimento foi realizado no dia 12 de abril e que Kim está se recuperando em uma vila no condado de Hyangsan, no Monte Kumgang, na costa leste do país. Ainda segundo o Daily NK, a saúde de ditador se deteriorou nos últimos meses devido ao fumo intenso, obesidade e excesso de trabalho.

Comunicado oficial

De acordo com a declaração, divulgada nesta terça-feira (21), o serviço de inteligência sul-coreano não detecta “nenhuma atividade diferente” em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, e não há nenhum relato sobre a saúde de Kim.

Os sul-coreanos também lançaram dúvidas sobre Kim Jong Un estar se recuperando de uma cirurgia na região do Monte Myohyang. Segundo a declaração oficial, divulgada pela sede do governo da Coreia do Sul, não há indícios de que o ditador norte-coreano esteja nesta parte do país.

Kim jong-un perdeu a comemoração do aniversário do avô no último dia 15 de abril
Reuters

Comentários