22.8 C
Campo Grande
domingo, 21 de julho, 2024
spot_img

Corumbá: Iphan vai realizar debates sobre patrimônio cultural e ações climáticas

Realizado entre 24 e 26 de junho, o evento discutirá os desafios na região do Pantanal

Entre os dias 24 a 26 de junho, a cidade de Corumbá será palco para os debates do Ciclo de Diálogos Patrimônio Cultural e Ações Climáticas. O encontro é aberto ao público e é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Comitê de Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Brasil (Icomos-Brasil).

O evento será realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Goméz, das 8h às 17h. O objetivo é reunir detentores, povos tradicionais, a população  dos sítios históricos e culturais, bem como profissionais da área e pesquisadores, para discutir sobre o impacto das mudanças climáticas no patrimônio cultural e natural da região do Pantanal. Estão em pauta os desafios de gestão e proteção do Patrimônio Cultural brasileiro, assim como as ações possíveis e necessárias a curto, médio e longo prazo para a preservação e salvaguarda dos bens culturais diante das mudanças do clima.

O debate visa compor, juntamente com o resultado dos eventos das demais regiões do país, diretrizes de políticas públicas para a proteção do patrimônio diante das mudanças do clima, além de produzir um documento nacional que deverá ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) de 2025.

O evento será coordenado localmente pelo Laboratório de Arqueologia do Pantanal (Lapan) do Campus Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) – Gerência de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Corumbá. 

Fale com a Redação