26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Covid-19 mata bebê na Capital e acende alerta sobre importância da vacinação em crianças

A morte de um bebê de pouco menos de 1 ano de idade em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19 registrada em Campo Grande no último dia 15 reforça a importância dos pais e responsáveis em levarem os filhos para tomarem a vacina contra o vírus. Nesta terça-feira (19), a Capital começou a oferecer em todas as unidades de saúde o imunizante para crianças na faixa-etária dos três aos cinco anos.

A ampliação de público segue recomendação do Ministério da Saúde, após a liberação do uso da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As crianças deverão tomar duas doses da vacina em um intervalo de 28 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), os pais e responsáveis devam antes fazer o cadastro de identificação prévia para a vacinação das crianças pelo site http://vacina.campogrande.ms.gov.br. Somente então procurar pelo posto de saúde mais próximo de sua casa para a aplicação da vacina.

Até o momento foram aplicadas 1,9 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 em Campo Grande, sendo que 80,22% de toda a população recebeu pelo menos uma dose do imunizante e 76,39% já concluíram o esquema vacinal primário.

Saúde confirma morte de bebê

De acordo com o boletim epidemiológico do Covid-19 divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira, um bebê morreu vítima do Covid-19 em Campo Grande na última sexta-feira (15). A vítima estava com o vírus no organismo, ao menos, desde a terça-feira (12), tendo como complicações o registro de cardiopatia congênita.

De acordo com a SES, o bebê foi internado no dia 11 de julho na Santa Casa de Campo Grande, após ter sido diagnosticada com Covid-19 através da realização do exame RT-PCR. “A paciente apresentava cardiopatia congênita, como comorbidade. A mãe negou, na internação, ter havido contactantes domiciliares com síndromes gripais”, pontuou a Secretaria em nota à imprensa.

Além da morte do bebê, somente na última semana outras 18 mortes foram confirmadas em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus. Nos últimos sete dias foram 3.485 novos casos. A média é de 497,9 registros por dia.

Ao todo, Mato Grosso do Sul contabiliza 10.681 óbitos pelo coronavírus desde o início da pandemia, março de 2020. Além disso, são 559.725 infectados. Em Campo Grande, 1.735 pessoas testaram positivo entre 12 a 19 de julho, somando 201.478 casos desde então.

O boletim também revelou que MS tem, atualmente, 4.730 pacientes em isolamento domiciliar e 64 hospitalizados, sendo 32 em leitos clínicos e 32 em unidades de terapia intensiva (UTI).

Você pode conferir o boletim epidemiológico do Covid-19 na íntegra clicando aqui.

Fale com a Redação