Higiene, uso de máscaras, evitar aglomerações e manter distanciamento mínimo são de extrema importância

Hábitos higiênicos são um dos caminhos essenciais para controlar a disseminação da Covid-19, por isso, ao usar transportes públicos a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a limpeza frequente das mãos, principalmente ao tocar superfícies que possam estar infectadas, e sempre usar máscaras.

O órgão também aconselha evitar tocar os olhos, boca e nariz, além de, se sentir vontade de tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte de dentro do cotovelo. É importante frisar que horários de pico devem ser evitados e o distanciamento mínimo de 1 metro é essencial em todas as situações.

Caso o passageiro do transporte público encostar nas barras de apoio é recomendado fazer a higienização das mãos, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro. Levar álcool em gel para usar, não só nos transportes públicos, mas quando sentir necessidade de higienizar as mãos, é de extrema importância.

Higienização

Seguindo as orientações da OMS, a Unimed Campo Grande traz dicas para evitar a proliferação do vírus: são recomendadas medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, ou álcool 70%. Desinfetar objetos e superfícies tocados frequentemente, como celulares, maçanetas e corrimões com papeis toalha descartáveis e álcool 70%.

É recomendado também realizar, regularmente, a higienização doméstica, com água e sabão, álcool 70%, água sanitária, desinfetantes ou limpadores multiuso com cloro ou álcool. Porém, é preciso se atentar a não fazer misturas de produtos de limpeza, sob o risco de perderem sua eficácia. Os rótulos dos produtos devem ser sempre consultados a fim de verificar a correta diluição, bem como o manejo do produto.

E por último limpar corretamente as máscaras descartáveis, que, segundo a cirurgiã vascular da Unimed CG, Dra. Marília Lomonaco de S. Galhardo, deve ser realizada com água e sabão e depois deixada de molho por pelo menos 10 minutos em solução com 10 ml de água sanitária para 500 ml de água.

Comentários