23.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Cuidados para evitar acidentes domésticos com idosos

Com o aumento da qualidade de vida e dos cuidados com a saúde, a população idosa brasileira vem aumentando a cada ano. Conforme últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que, em 2021, o Brasil passou a ter mais de 10% de sua população formada por idosos com 65 anos ou mais de idade. Ou seja, em uma década, enquanto a população brasileira cresceu 7,6%, número de idosos com 65 anos ou mais saltou 41,6% no mesmo período.

Por isso, os cuidados precisam reforçados dentro e fora de casa.

As principais causas de traumas em idosos são quedas, acidentes de carro e atropelamento. Vale ressaltar que o atendimento nessas situações deve seguir os mesmos parâmetros do paciente adulto, porém a maioria dos atendimentos acontece com idosos frágeis, com múltiplas comorbidades e uso de medicamentos.

Há também as doenças cardiovasculares, principalmente a insuficiência cardíaca, o avc hemorrágico e o isquêmico, asma, doenças pulmonares e infecção de urina

Como prevenir:

O ideal é que a casa do idoso seja adaptada. Potenciais obstáculos como tapetes, devem ser retirados. A instalação de barras de apoio em banheiros, pisos aderentes também são importantes. É importante que os sapatos sejam fechados atrás e bem amarrados, evitar chinelos de dedo, e, se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.

Em relação aos acidentes de carro, a prevenção é a mesma recomendada para qualquer motorista: distância de segurança, estar em dia com exames de visão, respeitar limite de velocidade, evitar uso de bebidas alcoólicas e remédios causam sono.

*Tacio Francisco Castelar de Oliveira é pós graduado em enfermagem do trabalho, enfermeiro há onze anos, atuação nos setores de urgência e emergência, UTIe atendimento pré-hospitalar. Atualmente trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Fale com a Redação