26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Curso online aborda a organização de competições esportivas escolares

O último curso online da série Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola vai abordar, nesta segunda-feira (24), às 16 horas, a organização de competições no desporto escolar. A videoaula, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será transmitida ao vivo no canal oficial da entidade no YouTube.

O ministrante será o professor de Educação Física, Mario Amaral Rodrigues, com mediação de Leandro Fonseca. Na capacitação, a tipologia de competições (como, por exemplo, jogos interclasses nas escolas), critérios para organização de eventos, sistema de disputas, organização de tabelas, entre outros assuntos, serão os temas tratados.

A discussão on-line é direcionada a profissionais de Educação Física, especialmente os selecionados pelo Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo e projetos vinculados, que atuam com alunos-atletas nas instituições da Rede Estadual de Ensino (REE).

Em 2021, mais de 500 professores integram o Prodesc, programa desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esporte da Secretaria de Estado de Esporte (SED). O treinamento desportivo é oferecido a cerca de 20 mil crianças e jovens em escolas de 62 municípios. Com a pandemia e suspensão do ensino presencial, as aulas ocorrem de forma remota.

Sobre a série de cursos

Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola é uma série que abrange oito cursos on-line, sempre às segundas-feiras, às 16 horas, no canal oficial da Fundesporte no YouTube. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 5 de abril e se encerra nesta segunda-feira, 24 de maio.

A série de capacitação profissional aborda ferramentas aplicáveis ao treinamento à distância por meio de aulas virtuais; planejamento básico de treinos; avaliação física para os esportes escolares; técnicas para obtenção de apoio e patrocínio; os desafios da prática desportiva durante a pandemia da Covid-19; organização de competições na escola; e o assédio e demais manifestações de violência no âmbito estudantil-esportivo.

Fale com a Redação