17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Defesa Civil alerta a chance de novos temporais ao fazer balanço de transtornos da chuva nesta 5ª feira

As fortes chuvas ocorridas em Mato Grosso do Sul durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (14) causaram diversos transtornos como queda de árvores, de postes de energia e destelhamento de casas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil monitora os municípios que tiveram algum tipo de dano, principalmente na região Sul, onde os temporais foram mais intensos.  

De acordo com o tenente-coronel Fábio Catarinelli, em Itaquiraí foram aproximadamente 40 casas destelhadas, vias ficaram interditadas por causa das árvores derrubadas pelos fortes ventos, além da queda de uma torre de transmissão de energia elétrica na BR 163 que precisou ficar interditada por umas 3 horas. 

No município de Glória de Dourados também houve queda de postes de energia. Em Naviraí, Dourados, Deodápolis e Coronel Sapucaia os transtornos foram provocados por quedas de árvores que interditaram vias e destelharam residências. 

Só na Capital foram 82 árvores derrubadas pelos ventos, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar. “A queda de árvores prejudica vias, prejudica o trânsito, às vezes cai em cima de postes, rompe cabos de energia, rompe cabos de telefonia, e pode ainda cair em cima de casas”, alerta Catarinelli. 

O coordenador da Defesa Civil Estadual ainda alerta para os avisos meteorológicos do Inmet que valem para hoje (14) e amanhã (15). “A tendência é que ocorram mais chuvas com rajadas de vento. Tivemos no Estado rajadas de ventos com intensidade em torno de 88 km/h a 102 km/h e alguns pontos talvez até com mais força. É importante a população estar se precavendo neste período evitando se colocar em situação de risco”, pontua. 

Entre as orientações estão: evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra dica é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

“Saber o número do Corpo de Bombeiros, 193 em caso de emergência e fazer o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil”, finaliza Catarinelli. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Fonte: Subcom Gov MS

Fale com a Redação