O Sul-mato-grossense deputado estadual Lidio Lopes, foi eleito e empossado, na noite desta quinta-feira (25), presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). A escolha foi feita durante a 24ª conferência da Unale, que está sendo realizada em Campo Grande, desde ontem e segue até esta sexta-feira. A eleição do parlamentar de MS, significou um grande consenso nacional, pois ele estava a frente da única chapa que disputou a eleição.

Lidio vai substituir a deputada baiana Ivana Bastos (PSD). O mandato como presidente da Unale já é válido a partir da assinatura de sua posse, no caso, a partir de hoje. “Sei da responsabilidade, e é com grande temor e responsabilidade que nos assumimos esse desafio, de poder levar o projeto da Unale para esse novo tempo. Sei da grandiosidade da Unale, da magnitude da Unale e da responsabilidade de honrar essa instituição assim como a Ivana e mais 25 parlamentares, que já passaram por esse parlamento, já honraram”, iniciou discurso Lidio Lopes.

O agora presidente da Unale falou dos compromisso e responsabilidade. “Momentos de desafios e de grandes pautas que são levantadas para este momento. Estamos assumindo no período eleitoral, mas tenho certeza, que nos vamos fazer uma contribuição que ajude em cada parlamento brasileiro, de cada estado, de cada presidente, componente da Unale. Tenho certeza, que neste país, vamos apresentar nossas pautas, vamos fazer com que elas sejam pautadas na Câmara federal e que acima de tudo que avancemos com os parlamentos estaduais”, disse Lidio após ser escolhido em breve votação da mesa-diretora.

Em no âmbito nacional Lidio ainda é presidente do Parlamento do Sul (Parlasul) que engloba as Assembleias Legislativas de MS, PR, SC e RS; Era 2º secretário-geral da Unale e integrante da Fenacria (Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente) e agora presidente da Unale.

Conferência

Com tema ‘Redesenhando os Caminhos do Parlamento’, o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.

Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.

Programação

Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento.

Comentários