20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 16 de maio, 2024
spot_img

Desafios do empreendedorismo feminino podem ser superados com planejamento e um bom modelo de negócios

Competitivo e dinâmico, esses são os adjetivos que definem o mercado atual. O que torna essencial, então, é a busca por maneiras de se diferenciar dos concorrentes e, ao se tratar de empreendedorismo feminino, onde existem barreiras impostas pela desigualdade de gênero, intensifica-se ainda mais a necessidade de consolidar como um negócio inovador.

Por isso, o Sebrae/MS desenvolveu o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que acelera empresas comandadas por mulheres. Dentro da metodologia da iniciativa, há o pilar “MEU”, que consiste em orientações acerca do propósito, modelo de negócio, planejamento, inovação, gestão e negociações, para que mulheres possam entender os pontos de destaques e os desafios do próprio empreendimento.

Grande parte das mulheres entra no mundo do empreendedorismo em busca de driblar a dupla jornada e até mesmo por necessidade em meio à falta de oportunidades da profissão. A consultora do Sebrae/MS Anna Lucía García, pontua que o Sebrae Delas, que surgiu no Mato Grosso do Sul e se estendeu para o Brasil inteiro, auxilia as empreendedoras neste percurso.

“O programa é incrível, ele dá um suporte para todas as empresárias, tanto aquelas que já têm o seu CNPJ, como as que estão ainda iniciando ou estão empreendendo de forma amadora, querem realmente se tornar empresárias, o Sebrae Delas traz um suporte em consultorias em todas as áreas”, esclarece a consultora.

Irmãs e proprietárias da marca.

Foi assim com Alessandra Sábio e Ana Lúcia Sábio, irmãs e proprietárias da marca MESCLA, quando participaram do Sebrae Delas por dois anos consecutivos. “Não tínhamos elaborado nenhum tipo de modelo de negócio, então, o Sebrae foi fundamental porque nos instruiu, auxiliou e acompanhou nesse processo de elaboração, implementação de um planejamento”, ressalta Ana Lúcia.

A missão da marca é a de oferecer opções ecológicas e duradouras, com menores impactos ao ambiente, um diferencial valorizado atualmente que, com o suporte do programa, fortaleceu essa independência.

“As vantagens são significativas, porque agora temos metas descritas, o que possibilita visualizar o que caminhou, o que deu certo e o que não funcionou. As mudanças são constantes, pois o mercado é dinâmico e temos que sempre estarmos atentas e adequar nossas metas, objetivos, mas quando se tem um modelo estabelecido fica mais fácil fazer as adaptações necessárias”, explica Alessandra.

Desafios do empreendedorismo feminino podem ser superados com planejamento e um bom modelo de negócios

A empresa Pé de Moleque Gourmet, que produz artesanalmente o doce tradicional de Festa Junina com um cardápio de 12 sabores, também demonstra como as decisões empresariais podem mudar o rumo empresarial. Fernanda Merísio, dona do negócio, relata que trabalhou dois anos sem formalidade e, após ingressar no Sebrae Delas em 2023, com as consultorias os resultados e gestão do negócio ficaram muito mais eficientes.

“Eu não tinha CNPJ, não fazia planejamentos e não tinha organização financeira do meu negócio. Era bastante insegura, com muitas dificuldades nas tomadas de decisões. Além disso, tinha dificuldade de explorar e praticar as ferramentas do Marketing Digital. A partir do momento em que iniciei o Programa Sebrae Delas em 2023, o meu negócio começou a mudar para melhor. Fui orientada através das consultorias a formalizar minha empresa, a partir daí me tornei MEI e passei a elaborar um plano de ação que hoje me permite gerir melhor o tempo, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo para a empresa”, afirma a doceira.

Desafios do empreendedorismo feminino podem ser superados com planejamento e um bom modelo de negócios

Além disso, Fernanda destaca outras habilidades que foram aprimoradas, como a confiança e autoconhecimento, e destaca que “se você não for capaz de administrar seus medos e inseguranças, você pode perder muitas oportunidades”.

Mais que consultorias, a doceira participou de rodadas de negócio e eventos como o Empreendefest, 1º Festival de Empreendedorismo do Mato Grosso do Sul, realizado pelo Sebrae em outubro do ano passado em Campo Grande, onde teve a oportunidade de compartilhar experiências com outras empreendedoras.

“Toda essa experiência e vivência proporcionaram para mim e para o meu negócio resultados significativos. A identidade da marca tem sido reforçada, tornando-a mais conhecida. Tenho buscado uma melhor performance de divulgação no Marketing Digital, e o resultado é que os clientes chegam a cada dia e o faturamento permanece em ascensão. Empreender é desafiador, por isso encontrar uma boa gestão de negócios facilita muito a minha vida e mantém a minha empresa no mercado”, ressalta a empresária.

Lançamento exclusivo: Sebrae Delas

Escolher uma jornada empreendedora é um percurso desafiador para muitas mulheres, entretanto, com o apoio certo, o caminho pode se tornar mais leve. Para incentivar essa prática e celebrar os resultados alcançados pelas empreendedoras, o Sebrae/MS realizará o Delas Day em Campo Grande, no dia 5 de março, em alusão ao mês no qual é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. O evento é gratuito e acontece a partir das 17h, no Gran Murano (Av. Mato Grosso, 5046, Carandá Bosque).

Quem for ao evento irá conferir em primeira mão o lançamento das jornadas de 2024 do programa Sebrae Delas, que visa aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O programa já beneficiou mais de 17 mil mulheres em Mato Grosso do Sul, e busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias. As inscrições para o Delas Day são limitadas e podem ser feitas pelo link: mkt.sebrae.ms/delasday.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Fonte: Ascom Sebrae MS

Fale com a Redação