22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 9 de julho, 2025
spot_img

Detento de alta periculosidade foge do Presídio Estadual de Ponta Porã

Um detento conseguiu fugir do Presídio Estadual de Ponta Porã na manhã dessa quarta-feira (18). Por conta disso, um grande efetivo policial foi deslocado para tentar localizar o criminoso, considerado de alta periculosidade.

A princípio, as equipes estão cercando uma área de mato fechado no entorno do próprio presídio. Participam das buscas policiais militares e civis, além da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O prisioneiro acumula passagens por feminicídio, homicídio e tentativa de homicídio. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) divulgou uma nota sobre o caso, afirmando que apura as circunstâncias da fuga.

Ainda segundo as informações, o bandido escapou pelo muro da unidade penal. Um disparo de alerta chegou a ser efetuado pelo policial penal de plantão na torre de vigilância, entretanto, uma motocicleta o aguardava nas proximidades, auxiliando na fuga.

Confira a nota da Agepen:

“A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está apurando rigorosamente as circunstâncias da fuga do interno Jacson Diego Cavalcante, ocorrida na manhã desta quarta-feira (18.6), por volta das 9h, na Unidade Penal Ricardo Brandão, localizada em Ponta Porã.

detento, que responde pelos crimes de homicídio e tentativa de feminicídio, não possui vínculos com facções criminosas, conforme registros da administração penitenciária. A fuga ocorreu pelo muro da unidade penal. Um disparo de alerta foi efetuado pelo policial penal de plantão na torre de vigilância, entretanto, uma motocicleta o aguardava nas proximidades, auxiliando na fuga.

A Corregedoria da Agepen já instaurou sindicância para apurar os fatos e responsabilidades. O caso também é acompanho pela Diretoria-Geral da Polícia Penal. As forças policiais estão mobilizadas de forma integrada e seguem em buscas intensivas pelo foragido.

Importante pontuar que um novo muro de proteção será construído no presídio de Ponta Porã. A execução da obra está sob responsabilidade da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), com abertura de licitação prevista para o início de julho.

Além disso, cabe destacar que está prevista a construção de uma nova unidade prisional masculina, com capacidade para até 408 internos, no mesmo município, com o objetivo de substituir a atual estrutura. O projeto integra um conjunto de quatro novas unidades prisionais a serem construídas no estado, com financiamento de recursos federais e contrapartida estadual.

A Agepen reafirma seu compromisso com a segurança pública e a constante melhoria das condições estruturais e operacionais do sistema penitenciário estadual.”

Fale com a Redação