Desde maio, os sul-mato-grossenses estão imprimindo o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos), sem sair de casa. No total, mais de 400 mil condutores já utilizam o documento no novo formato. Em uma das etapas do portal de serviços do Detran-MS é necessário inserir o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), antigo DUT (Documento Único de Transferência), também conhecido como recibo de compra e venda, o que tem gerado dúvidas nos condutores.

O diretor de Veículos do órgão, Arioldo Centurião Júnior, explica que o número e o código de segurança do CRV, estão localizados na parte superior direita do documento. “Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade, sendo necessária a emissão de um novo somente quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo”, comenta.

O diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, reforça as facilidades que estão sendo oferecidas para que o cliente possa licenciar o seu veículo sem sair de casa. “Não é necessário procurar as agências para emissão do boleto, basta que o proprietário acesso ao site do Detran-MS ou baixe o aplicativo Detran Mobile. Além disso, também é possível que o pagamento seja feito sem sair de casa utilizando um aplicativo bancário”, comenta.

Para imprimir o documento em casa é necessário acessar o Portal de Serviços – Meu Detran e fazer o seu cadastro. “Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja em dia com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito”, comenta o diretor de Veículos do órgão, Arioldo Centurião.

Detran Digital

Também é possível obter o documento através do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e compartilha-lo em formato PDF com o principal condutor. Assim ambos estarão munidos do documento caso seja abordado por alguma fiscalização.

Confira o calendário de licenciamento 2020, clique aqui.

Comentários