25.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 16 de julho, 2025
spot_img

Dia da Criança: UBS querem despertar crianças para necessidade de práticas esportivas

11/10/2015 08h00

Dia da Criança: UBS querem despertar crianças para necessidade de práticas esportivas

CG Notícias

A Semana da Criança será comemorada em diversas unidades de saúde com o objetivo de fortalecer vínculos entre os profissionais e as crianças e estimular a prática das atividades físicas. As ações que serão desenvolvidas nas unidades estimularão atividades lúdicas, com ênfase em brincadeiras e gincanas voltadas a despertar o interesse da criança em movimentar-se e descobrir prazer em praticar atividades físicas. A meta é prevenir o aumento da obesidade infantil.

Rotineiramente, as crianças comparecem às unidades em momentos fragilizados de sua saúde, fator que muitas vezes pode criar nos pequenos uma sensação de que a unidade não seja um local acolhedor, divertido e saudável.

“Assim como na escola, a criança precisa sentir-se segura e acolhida na unidade para que compreenda desde cedo a importância do autocuidado com sua saúde, independente do aparecimento dos sintomas, bem como perceber que o profissional de saúde da unidade básica de sua comunidade é seu amigo”, comenta a pediatra Sônia Rejane Kempfer Lemos, coordenadora das unidades de atenção básica do município.

A pediatra acrescenta, ainda, que o índice de mortalidade infantil na Capital vem reduzindo gradualmente ano a ano, atingindo indicadores comparados às melhores capitais do país, reflexo de diferentes ações no setor da saúde, incluindo as ações de atenção básica.

A taxa de mortalidade infantil é considerada um indicador sensível às condições sociais e de qualidade de vida da população, refletindo vários aspectos como a assistência médica, estrutura das unidades de saúde, condições socioeconômicas, entre outros dados.

Obesidade infantil – Um fator importante a ser destacado é que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos, em Campo Grande, está acima do peso recomendado pela OMS, segundo informa a POF – Pesquisa de Orçamento Familiares 2008-09, confirmadas nas ações de acompanhamento do estado nutricional levantadas pelo programa Saúde na Escola e nas rotinas das unidades.

O comportamento sedentário das crianças e adolescentes que utilizam computador, assistem televisão o dia todo e jogam vídeo game, contribui para diminuição dos gastos calóricos, o que pode influenciar na aparição da obesidade.

Unidades que oferecerão atividades, desde de quinta-feira:

1- Região Norte: UBSF São Benedito – 08/10 período vespertino na Associação de Moradores da Vila Saraiva;

2- Região Sul: UBSF Iracy Coelho – 09/10 período matutino na Unidade de Saúde;

3- Região Oeste: UBSF Portal Caiobá – 09/10 período matutino na Unidade de Saúde;

4- Região Leste – UBSF Itamaracá – 14/10 período matutino no salão da Igreja Cristo Redentor.

Foto Reprodução

Fale com a Redação