01/06/2020 17h33
Por:Ascom Cassems

No dia 01 de junho é comemorado o “Dia da Imprensa” no Brasil, por ser a data da primeira circulação do jornal Correio Braziliense. Atualmente, a imprensa é uma importante ferramenta da sociedade moderna e, por isso, preservar a liberdade de expressão é um dever de todas as democracias. Durante o período de pandemia, pelo qual passa o mundo, a disseminação de informações torna-se ainda mais importante, para ajudar a população a ter conhecimento sobre os quadros de evolução do vírus e medidas de cuidado necessárias. Em Campo Grande, uma profissional da imprensa que é servidora do estado, e beneficiária da Cassems, sabe disso e incluiu a sua filha na jornada.

Viviane Santos atua como jornalista no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e é mãe de Isabelle Santos, de 11 anos. Durante a quarentena, incentivada pela mãe, a pequena teve a ideia de criar um portal on-line com informações de prevenção em saúde e variedades, em vídeo e texto, o “Quarentena News”. De acordo com Viviane, a sua filha sempre mostrou interesse e teve vocação para a comunicação. “Ela sempre gostou de produzir fotos e vídeos, também, é muito criativa e me acompanha desde sempre”.

A ideia de criar um blog surgiu durante o início da pandemia, quando mãe e filha sentiam-se cansadas de assistir algumas notícias na televisão. “Eu estava em home-office e ela estudando em casa. Passávamos muito tempo dividindo a mesa da cozinha, eu em meu notebook e ela no dela. Um dia, começamos a brincar de apresentar um telejornal. Criamos um cenário improvisado e usamos a TV da sala para passar as falas que ela teria que fazer. Escrevemos um roteiro e ela gostou muito da brincadeira”.

Inicialmente, os vídeos eram publicados na rede social da mãe, até um amigo ver potencial na brincadeira de Isabelle e ajudar na construção do site e compra de um domínio. “Eu fui ensinando a produzir fotos, vídeos e textos, nós editamos os materiais de um jeito muito caseiro”.

Para Isabelle, a criação do portal foi uma maneira de passar o tempo e se divertir durante o período de recomendação para isolamento social. “No começo da pandemia, fiquei assustada ao ver muitas pessoas morrendo.É ruim ficar assistindo essas coisas o tempo todo. Então, eu criei esse site para poder partilhar com todos as atividades que tenho feito em casa para espantar o tédio. Estou escrevendo com a ajuda da minha mãe e quero contar para todo mundo nossas descobertas em família”.

Conforme a mãe explica, o jornalismo é sua paixão desde a infância, quando escrevia no jornal da escola. Para Isabelle, é apenas uma brincadeira, mas ambas ficam felizes de compartilhar uma vocação. “Belle não fala em ser jornalista. Ela diz que está só se divertindo e que ainda tem muito tempo para escolher uma profissão, mas confessa que pensa muito em medicina ouveterinária”.

Dia da Imprensa: servidora do estado e filha criam juntas portal de informações durante a pandemia

Comentários