Agepen estima aumento na movimentação interna e adota medidas para manter ordem nas unidades
Os presídios de Mato Grosso do Sul contarão com um esquema especial de segurança neste fim de semana, por conta do Dia das Mães. A medida foi anunciada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que confirmou o reforço no efetivo para o controle de acesso às unidades prisionais em todo o Estado.
Apesar de não estimar o número de visitas previstas, a agência reconhece que a data costuma gerar um aumento expressivo na movimentação interna, o que exige medidas adicionais para garantir a ordem e a segurança tanto de internos quanto de visitantes e servidores.
De acordo com o relatório mais recente da Agepen, o sistema penitenciário sul-mato-grossense abriga atualmente mais de 15 mil detentos em regime fechado, sendo 14.128 homens e 918 mulheres. Entre os custodiados, 273 são estrangeiros. A faixa etária predominante da população carcerária, considerando também os regimes semiaberto e aberto, está entre 30 e 45 anos.
As visitas em datas comemorativas, como o Dia das Mães, costumam mobilizar familiares e exigir maior atenção por parte das administrações penitenciárias. A Agepen reforça que, além do efetivo, medidas de triagem e monitoramento serão adotadas para evitar incidentes e assegurar o cumprimento das normas de segurança.