21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Dia Mundial da Internet alerta para a importância da inclusão digital

Pandemia provocou aumento no número de acessos e provocou reflexões sobre o papel da internet em um mundo cada vez mais conectado

Na segunda-feira (17), é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de valorizar as conquistas do setor e promover a inclusão digital. Nesse momento de pandemia da Covid-19, a internet assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia da população, permeando trabalho, estudo, contato com amigos e familiares e lazer. “Essa pandemia nos fez repensar muita coisa, inclusive a utilização do meio digital. A internet foi muito importante para manter o ritmo das coisas funcionando, pagamentos, reuniões, aulas, vendas, trabalhos e muito mais puderam continuar e ficaram ainda mais evidentes com a utilização da internet” afirma Dário Burda Jr, presidente da Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS).

Dia Mundial da Internet alerta para a importância da inclusão digital
Dia Mundial da Internet alerta para a importância da inclusão digital
Dia mundial da internet foi criado para valorizar as conquistas do setor. (Foto/Divulgação)

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.  O crescimento da conexão de domicílios à internet aconteceu de forma ainda mais significativa na área rural, onde o percentual de domicílios conectados saltou de 49,2% em 2018 para 55,6% em 2019, um aumento de 6,4 pontos percentuais. As chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), ou provedores regionais, são as grandes responsáveis por levar conexão a essas áreas. Em Mato Grosso do Sul, atualmente mais de 60% das empresas que fornecem internet são provedores regionais, que chegam a todos os 79 municípios e conectam até mesmo essas áreas mais afastadas.

“Os provedores fazem a verdadeira inclusão digital onde há necessidade. Nos arredores das cidades, nos interiores do Brasil, em locais mais afastados como áreas rurais, aldeias, a conexão só chega por meio dos provedores regionais, então acho que nosso trabalho é muito importante para essa inclusão e estamos crescendo todos os dias”, defende Dário. “A internet está cada vez mais presente. Pela internet você pode chegar em casa e ligar a sua luz, sua televisão, usar o computador, o celular, tudo está conectado”, completa Wallace Viana, gerente da provedora de internet Knet Digital, que atende a cidade de Jardim.

Segundo Wallace, o grande diferencial dos provedores regionais é o contato mais próximo com a população. “O provedor regional consegue ter um contato mais próximo, saber o que a população realmente necessita. As empresas grandes de telecom tem uma demanda tão grande que não conseguem dar o mesmo tratamento que um provedor regional oferece. Contratando um provedor regional, além de fomentar a economia do seu município, você também consegue ter um serviço com muito mais qualidade e com muito mais proximidade no atendimento”, resume.

Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em 2020 os provedores regionais registraram alta de 43% nas contratações de banda larga. Erik Fogtman, diretor técnico da Rede 10 Internet, que atende a cidade de Corumbá, foi um dos que sentiu essa mudança. “A gente teve um aumento muito expressivo de utilização da internet durante a pandemia, o consumo dos clientes cresceu entre 60 e 80%. Além do consumo, vimos também que o tempo e a quantidade de pessoas dentro de cada lar que acessa à internet aumentou expressivamente, mais do que duplicou o tempo que as pessoas passam conectadas”, conta.

Segundo o presidente da APIMS, a expectativa para os próximos meses é de que o crescimento se mantenha, pois a internet tornou-se essencial não só para as atividades do cotidiano, mas também para o comércio, para o agronegócio, e as empresas regionais estão se adaptando para continuar atendendo com qualidade.

Fale com a Redação