29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 16 de maio, 2024
spot_img

Dia Municipal da Homeopatia, proposto por parlamentar, agora é lei

31/07/2019 08h47
Por: Assessoria

O Poder Executivo Municipal sancionou, este mês, a Lei 6.244/2019, de autoria do vereador Dr. Lívio (PSDB), que institui o Dia da Homeopatia no âmbito do município de Campo Grande (MS). A especialidade médica é uma das práticas integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde, que tem tido sua implantação, nas unidades básicas de saúde, amplamente defendida pelo vereador, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Pela lei, fica instituído o 21 de novembro como o Dia Municipal da Homeopatia. Além disso, o mês de comemoração será dedicado ao movimento de conscientização para a importância dessa opção terapêutica. Será o chamado Novembro Verde, com a intenção de promover atividades e ações integradas com os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a sociedade civil, desde iluminação de prédios públicos até propagandas em diferentes canais de mídia.

Como médico oftalmologista, especializado também em homeopatia, Dr. Lívio garante os benefícios e eficácia do uso de medicamentos homeopáticos na prevenção de doenças como asma, bronquite, depressão, ansiedade entre outras.

Histórico

No dia 21 de novembro comemora-se o Dia da Homeopatia no Brasil, data em que chegou ao Brasil no ano de 1840, trazida pelo médico francês Dr. Benoit Mure.

A homeopatia é reconhecida pelo Ministério da Saúde, desde 2006, como umas das 29 práticas integrativas ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela foi incluída após a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimular o uso da medicina tradicional, complementar e alternativa, junto às técnicas utilizadas pela medicina ocidental moderna, com a observação dos requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso.

É considerada uma medicina alternativa que não apresenta efeitos colaterais adversos, e que vê o paciente como um todo, não em partes.

Foto Ilustrativa

Fale com a Redação