23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Falando da Libras: TV Câmara divulga programação especial sobre a LBS

Neste dia 24 de abril, é celebrada a sanção da Lei 10.436, de 2002, que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio de comunicação e de expressão da pessoa surda. Reforçando a importância da acessibilidade, a TV Câmara lança um novo programa: Falando da Libras, repassando informações sobre a língua e outros aspectos da comunidade surda.

O programa é conduzido pelos intérpretes de Libras efetivos da Câmara Municipal Helga Pereira, Janaina Saraiva e André Amaral. A primeira edição traz uma reflexão à sociedade sobre como seria viver sem ouvir e a percepção diferente do mundo em relação aos ouvintes.

“Mesmo a língua sendo outra e enfrentando as barreiras de comunicação estamos todos juntos, vivendo em sociedade. Seguimos lutando por educação, formação profissional, saúde e bem estar”, mostram os intérpretes em trecho do vídeo.

Preparar os ambientes para atender aos surdos, garantindo acessibilidade comunicacional, é um dos passos para ajudá-los no sentimento de pertencimento e acesso a todos os ambientes. Na Câmara Municipal, as sessões ordinárias, realizadas às terças e quintas-feiras, e as Audiências Públicas contam com a interpretação de Libras, com transmissão ao vivo na TV Câmara, no canal 7.3.

Ainda, a intérprete de Libras Helga Pereira ministra um curso para ensinar os servidores da Casa de Leis e à comunidade a Língua Brasileira de Sinais. O vídeo mostra, por exemplo, a recepcionista Laís Berrocal, que é aluna do curso, recebendo dois surdos na Câmara Municipal.

O Falando da Libras será exibido ao longo da programação da TV Câmara e também ficará disponível no Youtube da Câmara:

Fale com a Redação