O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou processo de licitação, na modalidade de concorrência pública, para contratação dos projetos básico e executivo de engenharia visando à duplicação de 56,6 quilômetros da BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia. A abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho, com valor de referência fixado em R$ 6.060.121,98.
A mobilização em torno da duplicação é antiga. Em setembro de 2019, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Sidrolândia para discutir a situação da rodovia. Em fevereiro de 2024, apresentou uma indicação ao DNIT, subscrita por outros quatro deputados, solicitando a realização do estudo de viabilidade técnica da duplicação.
Para o presidente da ALEMS, o lançamento da licitação representa um marco importante para a concretização da duplicação, cuja necessidade tem sido pauta constante de sua atuação parlamentar.
“A contratação do projeto executivo é uma conquista significativa. Esse trecho é o ponto de partida da Rota Bioceânica e precisa estar à altura do papel estratégico que desempenha. Estamos confiantes de que a duplicação sairá do papel e se tornará realidade graças à união das forças políticas do Estado, da bancada federal e do governador Eduardo Riedel, junto ao Governo Federal. É um projeto estruturante que vai transformar a logística e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou Gerson Claro.
A obra é considerada estratégica por sua ligação direta com a Rota Bioceânica, corredor rodoviário internacional que conectará Mato Grosso do Sul ao Chile, facilitando o escoamento da produção brasileira até os portos do Oceano Pacífico com destino ao mercado asiático.
O aumento do tráfego no trecho, impulsionado especialmente pela operação do Complexo Industrial da Inpasa — que movimenta cerca de 800 caminhões por dia — acentuou os gargalos logísticos e os riscos de acidentes, especialmente nos acessos ao distrito do Capão Seco (MS-258) e ao frigorífico JBS.
A autorização para a licitação do projeto executivo foi oficializada no final de 2024, por meio da Portaria nº 5.671, assinada pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, que delegou ao superintendente regional do órgão em Mato Grosso do Sul, Euro Nunes, a condução do processo.
O projeto
De acordo com o edital da Concorrência nº 90126/2025, além da duplicação da BR-060, o projeto executivo incluirá: Duplicação desde a rotatória da BR-262, na saída para Campo Grande; implantação de viaduto em frente à unidade da JBS; construção de ciclovia ao longo do trecho; implantação de cerca de 5 km de retornos operacionais; projetos de trevos e interseções de acesso à estação do gasoduto, à estrada estadual da Serra da Urca (Bolicho Seco) e à MS-258 (Capão Seco); duplicação com pistas separadas por canteiro central, até a área urbana da rodovia, na Avenida Dorvalino dos Santos.