​Novembro é o mês voltado para a conscientização da sociedade a respeito do diabetes, uma doença silenciosa e que merece atenção. Além do Novembro Diabetes Azul, no dia 14 de novembro, próximo domingo, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.  

Diabetes
A doença é ocasionada pelo aumento de glicose no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas. 

Cada tipo de diabetes apresenta sintomas peculiares, mas, em geral, é caracterizado por fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. 

Existem três tipos mais comuns da doença, sendo eles: 

– Tipo 1: quando a deficiência de insulina leva à destruição das células do pâncreas que produz esse hormônio, influenciados por fatores genéticos e ambientais. 

– Tipo 2: surge quando o organismo não produz insulina suficiente, geralmente, relacionado ao sobrepeso, tabagismo, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, poucas horas de sono e doenças cardiovasculares, podendo não apresentar sintomas iniciais. 

– Gestacional: pode surgir durante a gravidez devido à resistência das células a insulina. Detectado, normalmente, nos exames de pré-natal. 

Pré-diabetes
O pré-diabetes é como um alarme que o corpo emite pedindo atenção. Ele ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não são tão altos para indicar o diabetes tipo 2.  

Essa condição pode ser revertida ou retardada com acompanhamento médico, incluindo: 

– O controle de glicose 

– A introdução de novos hábitos alimentares 

– A prática de exercícios 

– O suporte de um profissional e a restauração da normalidade glicêmica são essenciais para evitar complicações da doença e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. 

Prevenção
Monitorar os cuidados com o diabetes é sempre importante para manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Por isso, para garantir o bem-estar e a segurança, mesmo convivendo com a doença, é essencial manter os cuidados, incluindo na rotina:  

– Alimentação baseada em comidas in natura ou minimamente processadas​
– Exercício físico para aumentar a captação de glicose no organismo​
– Manter ou até aumentar a frequência de controle das taxas​
– Não parar a medicação por conta própria​ 

Sociedade Brasileira de DiabetesPara falar sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Diabetes organizou um evento importante com uma série de lives informativas. Para acompanhar as transmissões ao vivo clique aqui.  

Confira abaixo a programação

Data e horário: 13/11 – das 11h às 12h30 

Tema: Dia Mundial do Pré-Diabetes 


Data e horário:
 16/11 – das 19h30 às 20h30 

Tema: Diabetes e Hipertensão 


Data e horário:
 18/11 – das 19h30 às 20h30 

Tema: Diabetes e Doença Gordurosa do Fígado 


Data e horário:
 23/11 – das 19h30 às 20h30 

Tema: Conversa sobre Pé Diabético e Neuropatias 

Fonte: Ascom Unimed CG

Comentários