Refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta: esta é a missão dada aos alunos de escolas públicas em cidades do Mato Grosso do Sul pelo projeto FotoItinerante. Dourados recebe a ação da ONG ImageMagica nesta quinta-feira (25), na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, e também amanhã (26), na Escola Municipal Sócrates Câmara, com uma série de atividades interativas. 

“Adaptamos a primeira parte da oficina fotográfica no formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. Neste semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”, conta Andreza Portela, coordenadora do projeto.

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

Circuito Cultural

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro. É um momento cheio de surpresas e descobertas, em que os alunos aprendem, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz.

Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina online são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Comentários