27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Dourados registra aumento de 1.216% em casos confirmados de Covid em menos de um mês

A prefeitura de Dourados, segundo maior município de Mato Grosso do Sul, divulgou agroa fim da tarde de segunda-feira (24), um dado alarmante. A cidade registrou aumento de 1.216% em casos confirmados de Covid nos últimos dias em um mês incompleto. O número é preocupante já pelo tamanho e por lembrar passado recente ou a cerca de 10 meses, quando o município enfrentou o pior momento da Pandmeia, tendo muitas mortes, lotação de hospitais e por fim até ‘exportando’ pacientes para outros Estados, pois não havia mais condições do sistema de Saúde comportar. O número foi divulgado a pouco pelo secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior.

“O PAM registrou um aumento de 1.216% no número de casos confirmados de Covid-19 em um mês. “Isso porque em todo o mês de dezembro foram realizados 2.100 testes, com 168 positivos. Já em janeiro, até o dia 23, foram feitos 5.502 testes, com 2.211 positivos”, relata o secretario de Saúde.

Conforme a gestão, apesar da situação ser outra hoje, devido a salvação pela vacina contra o coronavirus, os dados mostram a realidade do município, que pode voltar, mesmo que menos, a uma situação triste como já relatado. O percentual pode ser levado em conta a todo região municipal, apesar de soma ter sido realizada somente no PAM (Pronto Atendimento Médico)

Na semana passada, o Pronto Atendimento aumentou o número de testes diários, passando a realizar 300 por dia. A ampliação levou a um aumento na média diária de casos positivos, que passou de 72 na primeira quinzena de janeiro, para 171 na última semana. De 3 a 16 de janeiro, foram realizados 3.033 testes, dos quais 1.014 resultaram em positivos e 2.019 negativos. Já na última semana, de 17 a 23, 2.199 testes foram feitos dos quais resultaram em 1.197 positivos e 1.002 negativos. Se comparado com os meses de dezembro e janeiro, essa diferença passa de 5,6 para 96,1 casos positivos por dia.

Tem que continuar os cuidados ou mesmo ampliar

O secretário municipal reforça que é preciso manter os cuidados para evitar a disseminação da doença. “Os testes no PAM são feitos após o encaminhamento médico, o primeiro mês do ano foi marcado pelo aumento nas síndromes gripais e para evitar a transmissão os cuidados são muito semelhantes: usar máscara e álcool em gel”, destacou Lucena Júnior.

Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias, a demanda de trabalho aumentou também na Saúde. “Além disso, o aumento do número de casos também afeta a equipe, nesta semana cinco profissionais precisaram ser substituídos para não alterar o fluxo de atendimento”, ressaltou o secretário.

Fale com a Redação