26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 6 de junho, 2025
spot_img

Dourados sedia conferências sobre direitos da pessoa idosa com participação regional

Dourados realiza nos dias 17 e 18 de junho a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que terá pela primeira vez uma dimensão intermunicipal, com a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes das cidades de Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Fátima do Sul, Itaporã, Rio Brilhante e Vicentina. O evento, com inscrições abertas, será realizado no auditório do Bloco 10 da Unigran.

Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência abordará os desafios e oportunidades relacionados à diversidade cultural, social e econômica das pessoas idosas. O objetivo é discutir políticas públicas capazes de atender efetivamente as necessidades desta parcela crescente da população, garantindo direitos iguais e ampliando sua participação social.

O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A programação começa no dia 17 de junho, das 7h às 17h, e prossegue no dia 18 de junho, das 7h às 11h, reunindo especialistas, representantes comunitários e lideranças públicas para refletir sobre políticas inclusivas e democráticas voltadas à população idosa.

A Construção das propostas estarão sendo feitas encima de 5 Eixos:

. Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

. Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa

. Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

. Eixo 4 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como políticas do estado Brasileiro.

Para participar, interessados podem realizar a inscrição online por meio do link: https://forms.gle/NaLCGatfx9sj9WYu9.

Programação completa

Terça-feira – 17 de junho de 2025

HorárioAtividade
7h às 8hCafé da manhã e credenciamento
8h às 8h30Abertura oficial e cerimonial
8h30 às 9hApresentação cultural
9h às 9h30Leitura e aprovação do regimento interno
9h30 às 10h15Palestra magna com Ramon Moraes Penha
10h15 às 11hPerguntas e debate
11h às 13hIntervalo para o almoço
13h às 15h30Construção das propostas nos eixos temáticos
13h às 16hInscrição de candidaturas para delegados
15h30 às 16hCoffee break e nova apresentação cultural
16h às 17hApresentação e aprovação, em plenária, das propostas dos eixos
17hEncerramento das atividades do dia

Quarta-feira – 18 de junho de 2025

HorárioAtividade
7h às 8hCafé da manhã e credenciamento
8h às 10hContinuação da apresentação e aprovação, em plenária, das propostas dos eixos
10h às 10h15Apresentação e votação das moções
10h15 às 11hEleição dos delegados e inscrição dos eleitos
11hEncerramento oficial da conferência

Fale com a Redação