Um Drive Thru para descarte de material reciclável especifico está acontecendo em Campo Grande, se encerrando no fim da tarde desta sexta-feira (15). A ação se iniciou na terça-feira (12), como o Enfoque MS noticiou Drive Thru para descarte de eletroeletrônicos acontece em quatro dias na próxima semana, sendo que já arrecadou um caminhão de produtos que estavam sem uso e já mesmo seria descarte em muitas residências. A organização menciona até surpresa com peças raras encontradas nos pontos de arrecadação do que para muitos virou “lixo eletrônico” em Capital.

A ação, 12 e 15 de outubro, é coordenada pela Prefeitura, em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), em uma campanha de coleta dos produtios pós-consumo de referência a Abree. O intuito da ação, além de coletar o ‘lixo electrónico’ é para incentivar a população a fazer o descarte correto dos produtos que precisam ser reciclados na região.

“O drive thru será realizado visando também conscientizar os consumidores sobre a oportunidade de destinar de forma ambientalmente correta os produtos em fase final de vida útil. Para os interessados na ação, recomenda-se recolher o máximo de equipamentos, sejam eles de qualquer tamanho ou peso, e levá-los até um dos endereços da campanha (lista abaixo). O horário de atendimento será das 9h às 16 horas”, disse o presidente da Abree, Sergio de Carvalho Mauricio.

O titular Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Luiz Eduardo Costa, ressalta que “Essa ação tem um caráter educativo também e serve para que as pessoas possam perceber que muitos equipamentos que elas tem em casa podem ser descartados corretamente”, diz Costa.

O que se tem e já foi arrrecadado

“O pessoal deixa todo esse material, TVs, toca-discos, toca-fita, tudo guardado naquele quartinho em casa, mas fica ali por muito tempo e não sabem o que vão fazer”, conta Quironio Ramalho, agente comercial da empresa Colecta, responsável por fazer a coleta da campanha.

Ramalho revela que até grande aparelhos são descartados, como geladeiras e até máquina de lavar. “Contudo, a maior parte dos itens levados são mesmo televisões e impressoras. E há também muitos materiais que podem ser reutilizados”, diz o agente

A Abree colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20. São alguns exemplos produtos como liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, fogão e torradeira, entre outros.  O site da ABREE conta com uma lista completa para ajudar o consumidor.

Descartar corretamente e em local adequado

O secretário municipal ressalta que é mais uma oportunidade para que o cidadão realize a correta destinação desse tipo de resíduo “Campo Grande já disponibiliza à população cinco Ecopontos em diferentes regiões urbanas, e com esta ação, poderemos abranger locais que estão distantes dos Ecopontos. Temos uma ótima oportunidade de aproveitar o feriado para separar aquele produto eletroeletrônico e eletrodoméstico sem serventia, que receberá a destinação final ambientalmente adequada.”.

O presidente da Abree, Sergio de Carvalho Mauricio, fala dos processos da entidade e pela campanha. “O trabalho da ABREE começa na expansão e educação ambiental junto com à população sobre as vantagens de se preocupar em levar a geladeira, fogão ou micro-ondas, que não tem mais utilidade em casa, para que sejam entregues no ponto de recebimento da campanha. Assim dá-se início ao processo de logística reversa da região. Temos uma ótima parceria com Campo Grande e tenho certeza de que este drive thru será uma grande oportunidade para todos da cadeia de reciclagem local”, declara.

Drive Thru para descarte de eletroeletrônicos acontece em quatro dias na próxima semana

Comentários