19.8 C
Campo Grande
sábado, 10 de maio, 2025
spot_img

Duas empresas são habilitadas para construir novo terminal no Aeroporto de Dourados

O processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, avançou com a habilitação de duas empresas para darem continuidade ao projeto. Durante sessão realizada na tarde de sexta-feira (9), em Campo Grande, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) habilitou as construtoras Maksoud Rahe Ltda e Engetal Engenharia e Construções Ltda para a execução da obra, orçada em R$ 38,9 milhões. O novo terminal será erguido em um terreno próximo ao atual receptivo.

Outras duas empresas, a Poligonal Engenharia e Construções Ltda e a Sial Construções Civis Ltda, que também haviam demonstrado interesse no projeto, não conseguiram apresentar a documentação necessária e foram desclassificadas nesta etapa.

Uma nova sessão do processo licitatório está agendada para segunda-feira (12), às 14h. Neste período, as empresas habilitadas poderão analisar as documentações das demais participantes, manifestar interesse por recursos e dar continuidade ao certame. O critério adotado para a licitação é o de menor preço, com o objetivo de construir o novo terminal de passageiros e edificações auxiliares.

A obra foi incluída em 2023 no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, mas será executada pelo Governo do Estado, que também elaborou o projeto do novo receptivo. O novo terminal vai proporcionar mais conforto e estrutura para atender a crescente demanda por viagens na região.

Retomada dos voos comerciais em Dourados

O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, na mesma sexta-feira, uma excelente notícia para a cidade: a Latam começará a operar no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira a partir de 8 de setembro, com três frequências semanais ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Essa retomada dos voos comerciais ocorre no momento em que a pista do aeroporto está sendo finalizada para a operação de aeronaves de grande porte, embora ainda sejam permitidos apenas voos privados. Desde maio de 2021, o aeroporto estava sem operações comerciais devido à reforma da pista.

Além da Latam, o prefeito Marçal Filho tem trabalhado para atrair outras companhias aéreas para a região. Recentemente, ele se reuniu com diretores da Gol, visando a retomada das frequências, e também esteve com executivos da Azul Linhas Aéreas, buscando ampliar as opções de voos para Dourados. Ambas as companhias já operavam no município antes das obras no aeroporto.

Com a retomada das operações comerciais, o Aeroporto de Dourados voltará a ser um hub importante para o interior de Mato Grosso do Sul, conectando a cidade a grandes centros urbanos e estimulando o desenvolvimento econômico da região.

Fale com a Redação