As empresas que trabalham com a produção de tilápia em Mato Grosso do Sul deverão ter um novo mercado para a exportação em breve. Pelo menos é essa a expectativa anunciada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) nessa quarta-feira (13), durante a sua visita à Singapura.
O chefe do Executivo Estadual esteve reunido com representantes da Associação de Comerciantes de Carne daquele país asiático, a Meat Trader’s Association Singapore (MTA), que já e consolidado como um dos principais destinos da proteína animal brasileira.
Segundo Riedel, os empresários querem importar a tilápia produzida em Mato Grosso do Sul. “Já conectamos as empresas à Associação de Carnes, que fará a interlocução com os compradores”, destacou.
O governador lembrou que a tilápia é um dos produtos taxados em 50% pelos Estados Unidos recentemente, dessa forma, pode ser uma excelente alternativa para os produtores. “Singapura não impõe tarifas de exportação, o que abre uma oportunidade”.
Ele, que está liderando a Missão Ásia, comitiva formada por empresários e lideranças políticas e industriais de Mato Grosso do Sul, postou um vídeo nas redes sociais mostrando os produtos vendidos em um mercado local, com destaque para marcas brasileiras.
“Hoje, cerca de 60% da proteína animal importada por Singapura vem do Brasil – principalmente frango, suínos e bovinos. O país asiático vem se consolidando como parceiro estratégico e tende a ampliar as compras do Brasil”, afirmou o governador.
A Missão Ásia começou em 4 de agosto, com passagens por Índia e Japão. Agora, Singapura é a última parada da agenda, que prevê novos encontros com empresários e autoridades locais até quinta-feira (14).